quarta-feira, março 09, 2005

 

Luz da Vida e Luz da Morte - 2


Não deveria surpreender às pessoas a possibilidade de se viver exclusivamente de luz. Por exemplo, se tomarmos o Sol como nossa fonte principal de luz, teremos a emissão de ondas eletromagnéticas por essa estrela, que TRANSPORTAM ENERGIA ao longo do espaço, e seres vivos podem captar esta energia para viver. Uma onda eletromagnética é um entrelaçamento temporal de um campo elétrico (variante no tempo) com um campo magnético (também variante no tempo). Sempre que um campo elétrico varia no tempo, ele gera um campo magnético que também varia no tempo, gerando, desta forma, uma onda eletromagnética (e vice-versa: campo magnético variante gera campo elétrico variante no tempo e, portanto, uma onda eletromagnética) que se propaga com a velocidade da luz = 300.000 km/s. Para completar o assunto, quando o campo elétrico não varia com o tempo (é estático), ele é chamado de campo eletrostático, NÃO gera campo magnético e apenas ARMAZENA (mas não propaga) energia elétrica. Da mesma forma, um campo magnético estático (magnetostático) NÃO gera campo elético nem onda eletromagnética, apenas ARMAZENANDO energia magnética. Obviamente, uma energia armazenada (elétrica ou magnética) pode também ser utilizada por certos seres/sistemas para viverem. Uma maneira de se expressar quão rápido vibra uma onda eletromagnética é usando o conceito de FREQÜÊNCIA, medida em "ciclos por segundo" = "hertz" = Hz. Um campo estático tem freqüência ZERO.

Quando o corpo físico humano foi gerado pela primeira vez, existia na Terra um certo ecosistema e, em particular, um ambiente eletromagnético presente, ao qual o corpo estava perfeitamente adaptado. Existem dois livros do médico Robert O. Becker, sobre eletromedicina, que recomendo fortemente a leitura a respeito deste assunto:

-The Body Electric: Electromagnetism and the Foundation of Life;
-Cross Currents: The Perils of Electropollution, The Promise of Electromedicine;

Pois bem, no "Jardim do Eden" existiam ondas eletromagnéticas (portanto, benéficas para nós) nas seguintes faixas de freqüência:

-Zero Hz até 30 Hz: campo (onda) eletromagnético modulado por micropulsações (geralmente influenciadas pelos astros: Sol, Lua...);
-10 a 20 kHz (milhares de hertz): geradas por descargas atmosféricas (raios);
-faixa estreita nos trilhões de herts, em torno da faixa visível pelo olho humano, de ondas eletromagnéticas provindas do Sol.

Entre estas três faixas normais de freqüência, existiam blocos do espectro eletromagnético praticamente vazios (silenciosos) de qualquer presença de campos. Jamais iremos experimentar esse mundo quieto novamente, desde que o homem começou a gerar e a ocupar todo o espectro eletromagnético, a partir do final dos anos 1800s.

Voltarei ao tema em intervenções futuras.
Paz, amor e saúde completa para todos.
Rui.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?