segunda-feira, março 14, 2005

 

Luz de Vida e Luz de Morte - 7


Abaixo vai alguns comentários sobre o conceito de ONDA:


No mundo físico existe uma infinidade de tipos de onda: onda sísmica de terremotos, ondas nas superfícies de líquidos (mar, lagos, etc - como os tsunamis, por exemplo), ondas acústicas (som no ar, água e sólidos), ondas eletromagnéticas (luz, calor, energia elétrica distribuída em 60 hertz, estações de rádio AM e FM, radiações de telefones sem fio e celulares, microondas, etc), etc.

TODAS as ondas possuem uma série de propriedades COMUNS: assim como objetos que se movem, todas as ondas "levam ENERGIA de um ponto a outro" no espaço (as ondas EM do Sol nos trazem luz e calor para a Terra, a energia da usina hidrelétrica faz mover um motor na sua casa, etc).

Todas as ondas possuem uma "VELOCIDADE de propagação", isto é, leva um certo tempo para uma onda ir de um ponto a outro. O valor dessa velocidade varia com o tipo de onda e com o meio onde ela se propaga. Por exemplo, a luz viaja, no vácuo, a 300.000 km/s e com velocidade um pouco menor em meios materiais (p. ex., em fibras ópticas). O som se propaga a, aproximadamente, 330 metros por segundo no ar e não se propaga (velocidade nula) no vácuo. Com essas duas informações, por exemplo, podemos calcular a distância, a partir do observador, em que caiu um raio (pela diferença de tempo, no local do observador, entre a chegada da luz do relâmpago e do trovão - o barulho do relâmpago).

Assim como objetos que se movem, as ondas caminhantes possuem MOMENTO, isto é, quando ondas incidem em um objeto (sendo absorvidas ou refletidas por ele), elas empurram esse objeto! Veja os surfistas sendo movidos pelas ondas do mar...

Outra aplicação interessante desta última propriedade é o deslocamento de objetos pesados pelo uso de ondas acústicas (som) no ar, chamado de "levitação". Um cientísta (Dr. Jarl, suiço) filmou, para os ingleses, monges tibetanos levitando e deslocando enormes blocos de pedra usando uma orquestra e cantos (som). Os inglêses confiscaram os filmes feitos e nunca os divulgaram. No entanto, notem essas incríveis "coincidências": a Inglaterra é o único país do mundo que iniciou a construção de dois artefatos (usados militarmente) que levitam! Um é o avião à jato Harrier, que levita (como helicóptero) e é usado nos porta aviões ingleses (não precisam de longa pista, como os porta-aviões norte-americanos, franceses, etc). Outro artefato é o "hovercraft", uma espécie da balsa que levita sobre água ou solo. Interessante, não?

Está aí uma solução do enigma da construção das pirâmides, construções enormes de pedras dos Incas, Astecas, etc... Esta tecnologia nós perdemos no passado, e ainda não a recuperamos.

Uma outra propriedade interessante das ondas é que elas INTERFEREM entre si (que podemos comentar em outra ocasião). Dessa interferência podem surgir ondas estacionárias, que vibram mas não saem do lugar onde oscilam.

Paz e saúde para todos.
Rui.

PS: Hoje completa uma semana deste blog. Já tenho conhecimento de 3 visitas [Jackson, Elisabet e Guida]...
Meu e-mail : fragassi@terra.com.br

Marcadores:


Comments:
As visitas foram de Jackson, Margaret e Helena...Falha nossa, desculpe...
Rui.
 
Bíblia: "No início existia o Verbo e dele tudo surgiu". Tudo que existe "vibra" [está em movimento] e pode ser entendido como uma onda. Estas ondas propagam-se e interferem-se umas com as outras, podendo formar, em certos locais, as chamadas "ondas estacionárias" que, ao invés de apenas PROPAGAR sua energia, ARMAZENA essa energia em um certo volume espacial (nosso corpo físico, por exemplo). Ondas acústicas (SOM) podem alterar o meio no qual ela propaga, mudando as características de propagação da LUZ nesse dado meio (existem dispositivos práticos, chamados de acústo-ópticos que fazem uso dessa interferência...). Daí a validade da verbalização sonora de nossos objetivos (e mantras), além de pensarmos neles... Daí, também, a informação de que "somos o resultado de uma orquestração cósmica"...
Filosoficamente falando, é conveniente lembrar que, em todas as obras esotéricas, a palavra "luz" significa o conhecimento oculto das leis que regem a criação universal e humana.
Rui.
 
Apesar de pouco comentada, uma das piores poluições que existe (que mais desvitaliza nosso corpo) é a poluição sonora! Já observaram como sentimos um alívio, um conforto (por deixar de perder energia), quando é interrompida a fonte de um ruído contínuo, da qual não estávamos conscientes? Nenhum monge consegue meditar em uma discoteca!
Uma experiência fácil de fazer: em um ambiente silencioso, volte sua atenção para o seu interior e observe o som de 1000 cigarras cantando dentro de sua cabeça...vibrações, vibrações...
Obviamente, sons harmônicos com o nosso corpo podem nos energizar e curar...Dizem que o som de tigelas tibetanas podem curar até câncer...
Rui.
 
Livro bem interessante: "Sons que Curam: Um médico revela o poder terapêutico do som, da voz e da música", de Mitchell L. Gaynor, Editora Cultrix, 1999.
Obviamente, existem sons que curam e sons que matam...
Rui.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?