sábado, abril 09, 2005

 

Ações Saudáveis - 1


Desde o nosso nascimento, recebemos de nossos pais e do restante da sociedade, uma série de informações, imposições e educações, que acabam nos incutindo um número incontável de maus hábitos [vícios] que geram, como "presente" com o passar do tempo, uma seqüência bastante conhecida, e indesejada, de eventos: "doenças - velhice - morte". Costuma ser difícil mudar um hábito prejudicial para um hábito salutar [fale com um viciado em cocaína, por exemplo]. Para começar "de leve", vamos, nesta primeira postagem da série, tentar uma mudança de hábito que me parece bastante fácil.

Acredito que a maioria das pessoas sabem que o Japão é o país em que, em média, as pessoas vivem mais, tanto homens como mulheres. Por que? Um dos motivos é um costume nacional de andar descalço dentro de casa! Por outro lado, acredito que poucas pessoas sabem que a pessoa de maior idade que já viveu no Brasil foi uma mulher mineira chamada Maria do Carmo Jerônimo [ http://www.shortsupport.org/cgi/whowho_bio.cgi?seq=350&orderby=height&direction=ASC ],  falecida há pouco tempo, com aproximadamente 129 anos de idade. O que essa pessoa fazia de diferente das outras? Ela NUNCA usou calçado, andava sempre descalça! Coincidências? Não creio. Tenho uma tia materna [mora no interior] que possui uma doença chamada erisipela, bastante virulenta: suas pernas ficam inchadas, com muita irritação e dor. Quando ela vai para a praia e anda descalça na areia, após 3 dias os sintomas costumam desaparecer!

Costumamos ter uma certa prevenção quanto a andar descalço, pois iremos "sujar" os pés, ou um certo medo de "pegarmos um resfriado" ou sermos malvistos pelas outras pessoas, nesta situação. Quanta bobagem! Pessoas com esses comportamentos costumam ficar descalças apenas quando vão tomar banho. Se olharmos nos pés dessas pessoas é comum vermos os dedos distorcidos [e com calos, joanetes, etc] devido ao uso constante de calçados apertados. Existe uma teoria que diz que viemos a este mundo físico para, entre outras coisas, funcionar como "um pára-raios ambulante" com respeito ao planeta Terra. Para um equipamento de pára-raios funcionar a contento, é preciso que este aparelho seja bem aterrado, que, no nosso caso, significa termos a sola dos pés em contato íntimo com o solo, portanto descalços. Ninguém nos impede de, em casa, andarmos descalços [como os japonezes] e, no trabalho, se ficarmos muito tempo atrás de uma mesa, podemos sorrateiramente tirar o calçado, não é mesmo? Ah, para obtermos os benefícios, precisamos por essas idéias em AÇÃO, daí o nome que irei usar nesta seqüência de postagens ["Ações Saudáveis"]. Esta primeira ação [pés descalços] é fácil de implementar, não acham?

Portanto, a primeira dica é essa: andem sempre descalços, quando possível.

Um grande abraço, Rui.

Marcadores: , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?