segunda-feira, abril 18, 2005

 

Água cura tudo - 10


É importante lembrarmos que a pele externa [e também a pele interna, conhecida como mucosa] do ser humano é uma via de duas mãos: permite o fluxo de fluidos [gases e líquidos] para fora e para dentro do corpo físico.

A água esteve muito presente em minha vida quando tinha sete anos de idade: quase morri afogado no mar (ainda não sabia nadar) e salvei minha vida usando banhos especiais com água, em minha casa. Antigamente, existia uma religião (adventista, do sétimo dia e movimento de reforma) que tinha dois livros sagrados: um era a Bíblia (para tratar da alma) e o outro era um livro de Louis Kuhne ("A Nova Ciência de Curar"), para tratar de qualquer doença do corpo físico, usando apenas água. Este livro ainda é comercializado hoje em dia, pela Editora Hemus, com um outro nome (mas o mesmo conteúdo) "Cura pela Água". Em resumo, este livro sugere o uso EXTERNO (ao corpo) da água na forma de banhos frios (de tronco, semicúpio) combinados com banhos quentes de vapor de água (ou transpiração por meio de uso de cobertores ou sol). Foi o que me salvou a vida aos 7 anos.

Em minhas intervenções, tenho sempre tentado alertar sobre a importância de fazermos uma auto-crítica periódica de nossos hábitos diários visando aprimorá-los, objetivando uma melhora contínua em nossa saúde física e mental. Uma atividade diária que quase todos nós temos, é tomar um bom banho de chuveiro ou de banheira. Antes de detalhar minha opinião a esse respeito, devo esclarecer que considero tão importante quanto uma boa nutrição do corpo, a eliminação do material tóxico gerado internamente [ou ingerido bucalmente e pelo ar] ao organismo, associado ao processo de digestão dos alimentos e ao processo metabólico das células (Lembram do tecido de galinha que o Alexis Carrel manteve vivo durante 28 anos, devido à limpeza diária do mesmo?). Pois bem, nosso banho diário contribui para a limpeza dos poros da pele, facilitando a expulsão das toxinas internas ao corpo por este intermédio, o que é muito bom. Note, no entanto, que a pele é uma via de duplo sentido: coisas saem do corpo através dela e coisas entram no corpo através dela! Ela pode funcionar, por exemplo, de forma semelhante ao pulmão (É o nosso pulmão secundário!). Além disso, temos uma pele externa (conhecida apenas como pele) e uma pele interna, conhecida como mucosa, que penetra pelo interior de nosso corpo através de todos os nossos "buracos": cavidade ocular, ouvidos, narinas, boca, ânus, vagina e uretra.

Portanto, ao tomarmos nosso banho diário, além de limparmos os poros da pele (efeito benéfico), absorvemos através da pele uma série de elementos tóxicos presentes na água pública distribuída à população, sendo o cloro o veneno mais conhecido. A reação do cloro com outros elementos orgânicos presentes na água aquecida, gera também uma certa quantidade de uma substância chamada de "clorofórmio", que é altamente venenoso e que eu usei, quando criança, como anestesia (geração da morte parcial do corpo), via respiração, em uma cirurgia de hérnia. A "fumaça" do banho de chuveiro quente pode conter esse e vários outros elementos tóxicos que são facilmente absorvidos pela mucosa pulmonar. Os outros tóxicos, presentes no sabonete e no xampu, são absorvidos normalmente pela pele externa.

Não pense que o volume desse líquido tóxico absorvido pela pele seja muito pequeno em um banho normal prolongado! Akbar, uma pessoa que participava de uma Lista de Discussão em que eu estava, relatou que ele estava fazendo jejum e resolveu tomar alguns banhos prolongados de banheira! Pois bem, ele afirmou que durante esses banhos ele chegava a aumentar vários quilogramas de peso, correspondendo à absorção de vários litros deste líquido poluído, que chamamos de "água tratada", através da sua pele. Ele estava inclusive preocupado, e com razão, com a absorção, pelo seu corpo, das possíveis impurezas presentes na água que utilizava.

O Resumo da Ópera é o seguinte: sou favorável a banhos diários rápidos (para limpeza dos poros, enquanto ainda tivermos muitas toxinas para expelir), sem ficar inalando muitos vapores durante essa atividade. Neste sentido, vale também um alerta para aqueles(as) que gostam de banho de sauna: prefiram a sauna seca à de vapor (se a água utilizada na formação do vapor for a água pública). Outra forte recomendação é o banho de água (sem toxina) na mucosa intestinal (hidro-colonterapia) para desalojar as fezes venenosas cristalizadas nas paredes do intestino grosso, que intoxicam o sangue e dificultam a absorção dos elementos úteis da alimentação (Recomendado, inclusive, por Jesus no "Evangelho Essênio da Paz", como vimos!).

Que delícia é um banho em uma praia, lagoa ou rio não poluídos!

Um bom banho saudável para todos(as)!

Rui.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?