quinta-feira, abril 14, 2005

 

O Deus Interno - 1

O Deus Interno

[Trechos do livro “Preceitos Áureos do Esoterismo”, de G. de Purucker, Cap. 3]

O homem “em si” é uma entidade invisível. Aquilo que dele vemos no corpo físico e por meio deste, é apenas a manifestação do homem interno, porque o homem em essência é uma energia espiritual que existe em todos os planos, internos e externos.

Embora o Homem seja uma entidade invisível, ele precisa de um corpo físico para viver e para trabalhar neste plano físico. Ele é um peregrino da eternidade. Veio da parte invisível do Ser Cósmico em idades tão remotas do passado, que a humanidade, à exceção dos grandes sábios e videntes, perdeu por completo a sua conta. O homem nasceu da matriz do Ser Cósmico como centelha divina sem eu-consciência.

No futuro as faculdades e poderes latentes em todos os seres humanos se revelarão, ainda nesta nossa Terra, numa manifestação muito mais perfeita do que atualmente. E, nesses dias, o ser humano será um deus na Terra, e percorrerá este planeta em íntima relação com os deuses seus irmãos, porque então terá desenvolvido os poderes divinos atualmente ainda por desenvolver, mas não obstante inerentes à sua essência.

Os seres humanos são em essência parentes dos deuses e dos Espíritos Cósmicos. A nossa pátria é o universo. Não podemos jamais sair dele. Somos seus filhos, seus rebentos, e porisso tudo quanto existe no Espaço sem limites existe também em nós mesmos. O Espaço ilimitado é o nosso lar, dele somos nativos, e, por conseguinte, o nosso instinto nos diz que “tudo está bem”.

O Homem vem do invisível para o visível, à semelhaça de uma planta. O Homem é a planta da eternidade. Principia numa determinada vida na Terra como semente humana que cresce até o pleno desenvolvimento, e produz ou desdobra aquilo que está encerrado dentro dele. Depois da morte do corpo e de um longo período de repouso e de assimilação das experiências nos mundos invisíveis, a chama espiritual interna volta de novo à Terra, para uma nova reencarnação.

O espírito do homem age através da alma humana, e esta age através do veículo ou corpo, ou portador vital-astral ou sutil, transmissor das energias ou poderes da alma, e que está psico-magneticamente ligado com os órgãos do corpo físico. O espírito envolve, protege e produz a alma humana de dentro da sua própria matriz subjetiva. Analogamente, a alma humana satura e produz o veículo vital-astral; e este, por sua vez, satura e produz o corpo físico.

A alma humana “em si” não é nem mortal nem imortal. Ela é a sede da vontade, da consciência, da inteligência e do sentimento no ser humano comum. Não é imortal, por não ser bastante pura para ser verdadeiramente impessoal; se o fosse, não seria humana, mas sobre-humana. E não é inteiramente mortal, porque os seus instintos, os seus movimentos, as suas próprias operações, estão de certo modo acima das coisas puramente mortais da matéria.

O homem tem amores sagrados, aspirações, esperança e visão. Estas coisas pertencem ao espírito que é eterno, livre da morte.

A alma humana é condicionalmente imortal se o homem se alia, pela vontade e visão, com o espírito imortal que está dentro e acima dele. E é mortal se o homem se deixa descer para aquilo que se chama Matéria, instintos e impulsos materiais, que são inteiramente mortais, e todos morrem quando a morte chega e liberta o espírito imortal interno.

O espírito avança sempre, evoluindo e crescendo invariavelmente e sem fim. O espírito é o eterno deus interior, imperecível e imaculado.

A alma humana é um raio desse deus interno, e este raio é o que reconhecemos como o ser humano, o sentido do “Eu sou eu”. Mas a alma, como o espírito, é uma entidade que cresce, que avança, progride e evolui, crescendo sempre mais. Com a sua evolução, o ser humano vai atingir a condição de um deus encarnado.

O espírito humano é uma entidade imortal que segue uma eterna peregrinação no espaço, infinita no espaço e eterna no tempo. Passa de mansão em mansão da vida, residindo ora aqui ora ali, aprendendo em toda a parte. A Terra é, de fato, uma dessas mansões. Cada globo, cada orbe nos espaços celestes, é uma outra mansão da vida.

As maiores lições aprendem-se nos mundos invisíveis, porque este mundo físico que nós vemos, não obstante o seu esplendor físico, seu interesse ilusório e mágico, é apenas a casca, a roupagem, o corpo, o exterior. Do interior do homem fluem para o físico todos os seus pensamentos, toda sua inspiração, todo o seu gênio, todos os seus poderes e energias, que se expressam nas obras que o homem faz.

Oh, que paz e felicidade advêm da vossa união com esse esplendor interno! Essa união da vida e da consciência com aquela divindade interna, é causa de tudo que tem valor em vossa vida. Dessa forma tornai-vos um com as energias e forças que governam o universo.

E quando tiverdes um vislumbre desta visão, então tudo que for medo se desvanece. A morte perde todos os seus terrores, porque sabereis que sois um com o Todo e dele inseparáveis, que na realidade sois o próprio Todo.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?