segunda-feira, abril 18, 2005

 

O Urânio Empobrecido


O urânio é outro elemento químico considerado “metal pesado”, muito tóxico ao nosso organismo, e que possui um bônus extra: é também radioativo! Há mais de 13 anos este tóxico tem sido espalhado abundantemente pelo planeta, sob o nome de “urânio empobrecido”.

Como se livrar do lixo radioativo das usinas atômicas e de materiais nucleares de armas atômicas? O Pentágono dos EUA descobriu um jeito de se livrar desse lixo nuclear: usá-lo como munição, quando envolvido em conflitos no exterior dos EUA! O urânio empobrecido [ DU = depleted uranium, para você pesquisar na Internet ] é usado nas armaduras de blindados e nas munições. DU é um subproduto do urânio “enriquecido”, que é usado em armas nucleares.

O urânio empobrecido possui 40% menos urânio-235 que ele no estado “natural”. Isto não significa que ele é menos radioativo, apenas que ele tem menos urânio-235: continua um metal pesado genuíno, 1,7 vezes mais pesado que o chumbo [1].

Nos anos 1970, o Pentágono começou a fabricar munição com DU. O primeiro uso reconhecido de munição com DU em combate, foi durante a Guerra do Golfo no Iraque, em 1991. Essa munição de DU penetra os blindados inimigos como manteiga. Após três anos deste conflito, os casos de câncer no Iraque subiram 700% e milhares das tropas norte-americanas começaram a sofrer da Síndrome da Guerra do Golfo. Entre 1.000 e 2.000 toneladas de urânio empobrecido foi usado só nas 3 primeiras semanas do atual conflito no Iraque, comparado com as 340 toneladas usadas em 1991 [2]. Não recomendo que você vá fazer turismo no Iraque [nem em todos os lugares em que os norte-americanos andaram dando tiros desde 1991]: não vai fazer bem para a sua saúde. Um agravante: o vento acaba levando o DU para bem longe...

Rui.

Referências:

[1] http://www.disinfo.com/archive/pages/dossier/id772/pg1/

[2] David Icke, “Tales from the Time Loop”, pp.169-170.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?