sexta-feira, abril 08, 2005

 

A Poluição pelo Mercúrio - 2

Existe uma pesquisadora da Unicamp [Anne Hélène Fostier] que forneceu uma série de informações interessantes sobre os perigos da poluição ambiental pelo mercúrio, para o Jornal da Unicamp [http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fevereiro2005/ju278pag04.html].
Recomendo fortemente a leitura desse artigo.

Como vimos na primeira postagem desta série [28.mar.05], a China é um dos países que mais contribuem para a poluição atmosférica com mercúrio, devido à queima de carvão em suas usinas termo-elétricas. O Brasil também vem contribuindo com essa poluição devido à combustão de biomassa [fogo nos canaviais, fogo nas florestas para gerar espaço para pastagens e para agricultura, principalmente soja] e garimpo de ouro [que usa mercúrio na separação do ouro, mercúrio esse vaporizado, em seguida, usando maçarico].

Deveríamos nos conscientizar sobre nosso papel na preservação do meio ambiente, evitando jogar no lixo [ou no esgoto] os materiais que contenham mercúrio [e outros metais pesados tóxicos], após sua vida útil, tais como pilhas/baterias, lâmpadas fluorescentes [comuns e compactas], amálgamas dentárias, etc. Eu, por exemplo, estou reciclando estes materiais [ou via coleta seletiva do lixo, ou devolvendo esses materiais, após usados, para os locais onde os comprei]. É importante também lembrar que praticamente todas as vacinas são feitas usando mercúrio, o que pode estar contribuindo para o aumento dos casos de autismo em nossas crianças, já que elas têm sido submetidas a uma enorme quantidade de vacinas, de forma sistemática.

Um abraço a todos, Rui.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?