quinta-feira, maio 26, 2005

 

Oxigênio e Saúde - 12


Como temos comentado, uma fonte fundamental de energia nutriente é o oxigênio. Em yoga, chega-se a dizer que cerca de 90 % da energia utilizada pelo corpo, provem do oxigênio absorvido pelo sistema pulmonar e pela pele. Na ausência de oxigênio [ficando sem respirar] nossos corpos físicos só sobrevivem por alguns minutos. Isto mostra que "a vitamina O" é o nosso nutriente mais importante. Esta forma de ingestão de energia é o significado mais comum usado para a palavra "prana". Nas florestas e nas regiões de águas não poluídas, o campo energético do ar é realçado. Se o ar circula através de aparelhos de ar-condicionado, sem contato com a luz do sol, poluído, perde energia e tem sua força vital ressonante, que nos é disponível, diminuída. Esta energia do oxigênio entra nos pulmões, que circundam o chakra do coração, e age como um ponto de equilíbrio entre os chakras superiores e inferiores. Quando a respiração está estável, a mente fica calma. Esta observação sugere uma ligação importante entre a respiração e a mente. Oitenta por cento do oxigênio que inspiramos é dirigido ao cérebro. A ejaculação masculina pode ser controlada pelo controle da respiração...


O oxigênio é, também, absorvido diretamente por nosso corpo através da nossa alimentação bucal. Os radicais livres provêm da poluição externa e interna ao corpo, resultado de uma dieta pobre. As correntes elétricas vivas em nosso corpo são maximizadas com a maior quantidade possível de oxigênio. É importante o consumo de alimentos naturais frescos vibrantes, com uma alta energia dos elétrons, para formar essa corrente elétrica. É a energia da luz solar, armazenada como energia desses elétrons ativos, que encontramos nos alimentos crus, orgânicos e integrais.

É importante, portanto, manter um nível alto de oxigênio nos nossos tecidos. Isto não é fácil num ambiente poluído e estressante. O estresse causa uma deficiência de oxigênio no nosso organismo. Por exemplo, a carga causada por substâncias tóxicas ambientais no nosso ar, água e alimentos, consome o oxigênio para a desintoxicação. Os poluentes químicos, o cloro na água e os gases de combustão dos carros, tudo isso exige que usemos o suprimento de oxigênio do nosso corpo para nos protegermos. O estresse emocional produz adrenalina excessiva e hormônios que exigem oxigênio para o seu metabolismo. Traumas físicos reduzem a circulação na região afetada, o que leva à diminuição da quantidade de oxigênio nas células.

Existe um livro muito iteressante, que enfatiza a importância do oxigênio em nossa saúde. Chama-se "Flood your body with oxygen" [ Inunde seu corpo com oxigênio ].

Paz e saúde, com muito oxigênio, para todos(as).
Rui.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?