quinta-feira, maio 05, 2005

 

Oxigênio e Saúde - 4


4. Uma das formas de liberar oxigênio ativo no corpo é pelo uso de um líquido chamado "água oxigenada". Este é o nome comercial de uma mistura de "peróxido de hidrogênio" [H2O2] com água deionizada [H2O], além de conter, geralmente, algum agente químico estabilizante/conservante.


Portanto, a água oxigenada comercialmente disponível é uma solução aquosa [dissolvida em H2O], cuja concentração de peróxido de hidrogênio é, usualmente, expressa em "volumes". A seguinte relação pode ser utilizada para se converter concentrações de peróxido de hidrogênio, expressas em 'volumes', para 'porcentagem', e vice-versa:

(%)H2O2 = 0,3037 . V

onde "V" representa a concentração de uma solução de água oxigenada, expressa em "volumes".

Encontra-se facilmente, em farmácias, água oxigenada de 10 e 20 volumes. Assim, a água oxigenada 10 volumes possui um teor de peróxido de hidrogênio igual a, aproximadamente, 3% e a água oxigenada 20 volumes, possui um teor de, aproximadamente, 6% de H2O2 [o resto é H2O].

Como estou usando normalmente água oxigenada, tenho observado que nem todas as águas oxigenadas encontradas nas farmácias são iguais. A maioria delas possui, além de H2O2 e H2O, um líquido estabilizador/conservante, não muito saudável. No entanto, existem algumas marcas que, aparentemente, não utilizam estabilizante: eu tenho usado a marca Rioquímica [fabricada em São José do Rio Preto - SP] que me foi informado que não usa estabilizante [telefonei para a empresa para me informar]. Você pode observar a diferença pelo gosto dela, quando colocada na boca [a sem conservante é muito mais "palatável"]...

Verifiquei que usando água oxigenada diretamente sobre as costas das mãos, eliminamos, com o tempo, uma grande quantidade das manchas de velhice e do Sol, que costumam fazer residência por ali... Quando a água oxigenada está dentro do vidro original ou é passada nas costas das mãos, ela não faz espuma, mas quando você a bochecha na boca, surge logo um monte de espuma! Vocês desconfiam por que isso ocorre? Trata-se da forte liberação de bolhas de oxigênio, DEVIDO À GRANDE MATANÇA DE GERMENS E BACTÉRIAS presentes na boca! Como eu tenho problema periodontal [gengivite forte], estou usando água oxigenada 10 volumes para bochechos [sem diluição adicional em água comum] e para escovar os dentes [insiro as cerdas da escova dentro da garrafa de 100 ml, cheia de H2O2]. Não enxaguo a boca com água comum, após os bochechos e as escovações, para manter um pouco mais o efeito bactericida e germicida do H2O2. Tenho notado melhoras dos meus dentes e gengivas. Portanto, não se preocupem com as mucosas bucais e com diluições, não necessárias. As diluições podem ser feitas, se o gosto na boca for muito forte DEVIDO AOS ESTABILIZANTES utilizados. A escovação com H2O2 é muito mais saudável que com os cremes dentais, que normalmente usam um veneno chamado FLUOR [usado em venenos para ratos e que, recentemente, matou vários animais grandes (elefante, camelo) no zoológico de São Paulo!]

Eis uma experiência que todos podem fazer: peguem sua escova de dente de plástico [material inorgânico] e coloquem ela com as cerdas imersas no frasco de plástico de 100 ml de água oxigenada; agora coloquem o ouvido junto da boca do frasco; vocês vão ouvir um pequeno barulho: são bolhas de oxigênio sendo geradas na região das cerdas da escova! Por que isto ocorre? Se na escova de plástico só existisse plástico [como no frasco], não existiria razão alguma para aparecer esse enxame de bolhas, inexistentes no frasco cheio, sem a escova! As bolhas estão surgindo porque existe material orgânico nas cerdas da escova de dentes: são os germens e bactérias que fizeram moradia nas cerdas da sua escova de dentes e que, agora, estão sendo exterminados. Se você mantiver permanentemente as cerdas da escova no frasco cheio de H2O2, com o tempo este barulhinho irá cessar, e as cerdas estarão completamente esterilizadas [sem bactérias]....Como caries e irritação da gengiva são causadas por germens e bactérias, vale a pena escovar os dentes com água oxigenada, que é germicida e bactericida. Obviamente, também pode ser usada como substituto de desinfetantes [geralmente venenosos] no banheiro e na cozinha...

Abraços, Rui.

Marcadores:


Comments:
Fiquei sabendo que o bochecho com água oxigenada acaba com o mal hálito. Pergunto: O uso prolongado não afetaria as mucosas da boca?
 
Tenho usado água oxigenada na boca (para escovar os dentes) por mais de um ano, sem qualquer problema na mucosa bucal.

Abraço, Rui.
 
sou leiga porem interessada no assunto. existe H2O2 em pó?
ALMALUZ
 
Não conheço H2O2 em pó. Por outro lado, já li sobre a existência de determinados pós que liberam oxigênio no corpo...

Abraço, Rui.
 
que conhecimento cientifico vc tem para provar a veracidade dessas informações?
 
QUER DIZER QUE VC TEM PROBLEMA PERIODONTAL, E ESTÁ TRATANDO COM O USO DIARIO DE AGUA OXIGENADA? UMA VEZ QUE O SR. TEM DOENCA PERIODONTAL COM CERTEZA TEM PRESENÇA DE CALCULO (SABE O QUE É ISTO????), ESPERO PELO MENOS QUE TENHA PASSADO POR UM PROFISSIONAL HABILITADO DA AREA PARA FAZER O CONTROLE DO MESMO....
QTO AO USO DIARIO DA AGUA OXIGENADA, CADE O EMBSAMENTO CIENTIFICO MOSTRANDO AS VANTAGENS, E POSSIVEIS EFEITOS COLATERAIS QUE SEU USO PROLONGADO POSSA PROVOCAR ( O SR. SABE RESPONDER ?????)

 
Amanda , Marcos, As coisas simples que servem para curar não interessa aos grandes laboratórios, por isto a ciência não se incomoda em comprovar os benefícios, lembra que a acupuntura demorou mais de 2000 anos para a ciência reconhecer? Chás medicinais populares que funcionam a ciencia também pouco se empenha para certificar a eficácia, A Eficácia da Iridologia como ferramenta de diagnostico a ciencia também não admite que funciona, a argiloterapia outra coisa que funciona mas a ciem cia não quer comprovar e muitas outras coisas que funciona em outros países a ciência do Brasil se recusa a reconhecer. Att Osmar Silva Santiago, Terapeuta Iridologista.
 
Gustavo meu amigo, tudo bem? Tenho uma falta de ar e chiado no peito, nada passa essa situação, pesquisei sobre tomar algumas gotas da agua oxigenada em um copo de água, conforme js vi no livro terapia z, resolvi comprar a agua oxigenada da rio química, mas na duvida, ainda sim entrei em contato com a rioquimica e a resposta é que possui estabilizante na vol 10 3%, o que vc acha, pois sei de um senhor de 60 anos que acabou cm a asma dele depois dos 60 anos tomando 60 gotas diarias divididas em 3 tomadas, poderia me ajudar em informações? Abraço.
 
So corrigindo, te chamei de gustavo erradamente OSMAR, aguardo a resposta
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?