quinta-feira, dezembro 29, 2005

 

A Fonte da Juventude - 2


É facil descobrir "o que" e "como" devemos nos alimentar bucalmente. Basta seguir o raciocínio apresentado no parágrafo abaixo. Por que essas coisas simples não estão disseminadas por toda a população? Porque existe uma Elite Global que não está interessada em nosso esclarecimento! Teremos oportunidade de falarmos sobre isto futuramente.

Deus criou o planeta Terra e nos deu uma vestimenta espacial (corpo físico) para viver nele. Em que lugar deste planeta deveríamos habitar, com esta vestimenta fornecida? Certamente não seria nos polos norte ou sul. O local adequado para morarmos é onde o clima é ameno: nos trópicos. Portanto, deveríamos poder viver bem, sem nenhum recurso da nossa civilização, dentro da floresta amazônica! Imagine-se, neste momento, nesta situação: dentro da floresta amazônica, sem roupa, sem nenhum artefato da civilização, e desejando se alimentar! O que você iria comer? Certamente você não iria pular em cima de uma onça para comer a carne dela, não é mesmo? Você iria vagar pela floresta até achar uma árvore frutífera, carregada de frutos, e iria "fazer a festa", não é mesmo? Você não iria colher frutos desta árvore e levar com você até achar outro tipo de árvore frutífera, para, então, comer estes dois tipos de frutas em uma única refeição.

Eis, portanto, a alimentação bucal ideal: um único tipo de fruta (sabor) por refeição. Simples mas praticamente impossível de ser seguido por todos. Nos viciamos com a presença de muitos sabores diferentes em uma mesma refeição. Jesus, sabendo disso, recomendava que comêssemos no máximo três sabores de alimentos crus (alimentos vivos) em uma dada refeição, pois, caso contrário, transformaríamos nossos intestinos em verdadeiras fábricas de gás [1]. Porém, esta recomendação de Jesus também é muito difícil de ser seguida hoje em dia.

Para acomodar o nosso gozo por muitos sabores em uma mesma refeição, surgiu uma ciência conhecida como "combinação adequada dos alimentos" ingeridos em uma mesma refeição. Isto está bem detalhado na Referência [2]. Não é algo muito fácil de se entender e praticar. Mas evita a instalação de uma fábrica de gás e de azia em nosso interior, após cada uma de nossas refeições.

Image hosted by Photobucket.com

Como pode ser observado na tabela acima, os alimentos são classificados em vários grupos: proteínas, amidos, verduras e hortaliças com pouco amido, frutas ácidas, frutas subácidas e frutas doces. Todos os alimentos de um determinado grupo são compatíveis entre si e podem ser comidos em qualquer combinação e quantidade (sem exageros glutonômicos, óbvio). Os alimentos de grupos distintos apresentam compatibilidades variáveis, entre boa, razoável e ruim, conforme indicado.

Comentários em [2]:

. Evite o leite e os laticínios, pois só os bebês têm quantidade suficiente da enzima renina, que digere o leite. Portanto, deve-se eliminar da dieta o leite e seus derivados (além do mais, usamos, normalmente, o leite de vaca, uma espécie de animal diferente da nossa!). A ausência de amilase nos adultos torna o leite indigesto, provocando várias reações alérgicas (inclusive o surgimento de aftas na boca). Além disso, não se deve combinar o leite com nenhum outro alimento devido ao seu elevado teor de proteína e gordura. "O leite certamente não faz bem para a saúde. Se você não acredita, explique porque a hemorróida que há muito tempo me acompanhava (é a autora, Chet Day, quem está afirmando) desapareceu quando eu parei parei de comer e beber derivados de leite (a conselho de um médico cirurgião). Ninguém deve tomar leite!"

. O coronel Bradford aprecia os ovos crus, e nós consideramos a gema de ovo a melhor proteína disponível. E ele aconselha que mastiguemos muito bem os nossos alimentos.

Muitas pessoas podem achar que esta combinação de alimentos, mencionada acima, também é de difícil implementação prática. Talvez, então, o uso de uma outra técnica, chamada de "Alimentação Seqüencial", seja de mais fácil implementação, por permitir o uso de todos os tipos de alimentos (sabores) em uma dada refeição. Vejamos como implementar isso.

A maioria das pessoas pensa que o estômago funciona como um liquidificador, misturando todos os alimentos ingeridos em uma dada refeição. Não é bem assim, e esta diferença é o que permite implementar, com sucesso, a alimentação seqüencial. Vejamos o que diz [2] a esse respeito.

A utilização da combinação dos alimentos melhorará significativamente a sua digestão e a sua saúde em geral. Se você quiser avançar mais um passo e chegar a uma digestão ainda mais eficiente e a maiores benefícios para a saúde, convém adotar a alimentação seqüencial, um fator decisivo na combinação de alimentos. A energia digestiva poupada pela alimentação seqüencial irá ser empregada na cura, na eliminação dos resíduos tóxicos do corpo e dos tecidos, no trabalho mental ou na melhor expressão emocional.

A alimentação seqüencial consiste em nós comermos uma comida por vez e, só então, passarmos para a comida (sabor) seguinte. Neste caso, a digestão procede por estratos. Cada tipo de alimento é digerido na ordem em que é comido e, como resultado, as enzimas digestivas especificamente necessárias à digestão adequada de cada alimento são segregadas e operam sem interferência entre si. Comendo seqüencialmente, você pode digerir uma refeição completa em poucas horas sem nenhum desconforto.

A perda de peso de pessoas obesas é um grande benefício da alimentação seqüencial, que elimina os quilos em excesso. Quando cada garfada consiste numa variedade diferente ou alternada de alimento (sabor), o apetite é constantemente estimulado, o que leva a um consumo muito maior de comida que aquele necessário para satisfazer as necessidades do organismo. Com a alimentação na forma seqüencial, mesmo tendo uma dieta convencional (errada), de baixa qualidade, você emagrece (se for obesa) porque você passará naturalmente a comer menos.

Contrariamente à opinião popular, a comida não se mistura na barriga, a menos que ela seja ingerida assim, misturada, como em um sanduíche ou em uma salada. Quando se ingere uma coisa por vez, o alimento vai se acumulando em camadas, no estômago, e em camadas é digerido por todo o intestino.

No livro Textbook of Physiology [Manual de Fisiologia], do Dr. William Howell, está dito que "o Dr. Grutzner (um pesquisador europeu) alimentou ratos com sucessivas porções de comida de cores diferentes. Passado um breve período, os animais foram sacrificados e seus estômagos , congelados e seccionados. O material colorido foi encontrado disposto em camadas".

Se você quiser ver com seus próprios olhos, experimente comer melancia, salada de folhas e queijo branco, em seqüência. Consuma completamente cada item antes de passar para o seguinte, em várias refeições. Depois, quando a natureza fizer o seu trabalho, examine suas fezes e observe as camadas de diversas cores nela. Primeiro aparecerá a melancia, mais avermelhada; a seguir virá um marrom escuro da salada; por último, o pardo claro correspondendo ao queijo. Os resíduos de cada alimento saem do corpo na ordem em que ele foi deglutido. Qualquer um pode fazer esse teste, mas é preciso comer uma coisa diferente por vez e em seqüência.

Quando nós comemos um alimento por vez, a digestão procede diferentemente em cada estrato ou camada dentro do estômago. As paredes do estômago segregam enzimas digestivas diferentes para cada camada e, em conseqüência, todos os alimentos são digeridos com muito maior eficiência.

Para facilitar a digestão da alimentação seqüencial, coma a comida mais aquosa em primeiro lugar; a seguir, escolha a segunda que contiver mais água, e assim por diante. Termine a refeição com o alimento menos aquoso e mais concentrado. Evite ao máximo inverter essa ordem de ingestão. Na prática, geralmente invertemos essa ordem, tomando os líquidos após os alimentos mais secos. Uma outra vantagem de tomar os líquidos primeiro é que nós acabamos primeiro com a nossa sede, antes de acabar com a nossa fome. Com essa seqüência, acabamos comendo um volume total menor de comida, pois muitas vezes nós comemos quando, na realidade, deveríamos beber, pois é comum não percebermos corretamente a diferença entre sede e fome. Neste sentido, o Dr. F. Batmanghelidj [3] tem algumas afirmações interessantes: "Você não está doente, você está com sede, e não sabe! Não trate a sua sede com medicamentos! Também não trate sua sede com comida, trate-a com água!

Comendo uma coisa por vez, você observa praticamente uma monodieta, a situação ideal. Lembre-se que uma grande quantidade de sabores em uma mesma refeição leva a comer em excesso, e deve ser evitado.

Outra recomendação clássica é: "Coma seus alimentos líquidos e beba seus alimentos sólidos", significando ensalivar bem antes de beber os alimentos já inicialmente na forma líquida e mastigar muito bem os alimentos sólidos, para transformá-los em líquidos, que serão, então, bebidos. Tudo ficará bem ensalivado, pois a digestão começa na boca e, não, no estômago. Aparentemente, nosso sistema digestivo foi construído para processar apenas líquidos. Talvez isto seja uma conseqüência dos nove meses iniciais de construção de nosso corpo, com a dieta líquida que recebemos no ventre de nossa mãe...

Muitos estudos provam, sem sombra de dúvida, que os ocidentais consomem um grande excesso de proteínas, o que contribui para muitos problemas de saúde, como a osteoporose, a artrite e o câncer de colo. Evitando comer carne (e frango), você deixará de envenenar o organismo com a grande quantidade de antibióticos e hormônios de crescimento (e sabe-se lá o que mais) que os pecuaristas modernos injetam nos pobres animais a fim de forçar o aumento de peso e mandá-los para o matadouro o mais depressa possível. Você pode tirar toda a proteína de que precisa de 60 a 80 gramas de nozes ou sementes cruas por dia. Ou, se você preferir o conselho do coronel Bradford, de 2 ovos por dia. O cálcio de que o nosso corpo precisa pode também ser obtido com uma dieta vegetariana de verduras, nozes e sementes cruas, feijão, frutas frescas, frutas secas, brócole, vagem, broto de feijão, etc. A vaca, como todos sabem, tira toda a ótima proteína presente em seus tecidos e o ótimo cálcio presente no seu leite, comendo apenas capim a vida inteira...

Seu nível de colesterol baixará verticalmente quando você se afastar da carne e dos laticínios e adotar uma dieta baseada em hortaliças e cereais. A gema de ovo contém lecitina, que impede que o colesterol se deposite em suas artérias. O corpo cura a si mesmo, com o tempo, desde que ele passe a contar com as condições favoráveis de dieta adequada, exercício, sono e descanço, etc. É bom lembrar, no entanto, que você não pode esperar adquirir uma saúde superior no período de uma semana. Saia da mesa ainda com vontade de comer. Coma pelo menos 1/3 a menos do que você está acostumado a comer em cada refeição. Exclua uma refeição várias vezes por semana. Não coma nada depois das 19 horas. Leembre-se de que Luigi Cornaro, da época do Renascimento e que viveu 102 anos de idade, vivia de 350 gramas de comida e 400 gramas de suco de uva por dia!

Abraços, Rui.

Referências:
[1] Edmond Bordeaux Szekely, O Evangelho Essênio da Paz, Editora Pensamento, pp. 44-45.
[2] Vários autores, A Fonte da Juventude - Livro 2, Editora Best Seller, Cap. 6 (pp.225-271).
[3] F. Batmanghelidj, Your Body's Many Cries for Water, Global Health Solutions, 2001 (Site: www.watercure.com

Marcadores: , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?