segunda-feira, dezembro 26, 2005

 

Nada é por Acaso

"Crise é ocasião de oportunidade", ditado chinez.

Tudo na vida depende do modo como você olha. Todas as situações têm vários lados. São suas crenças que vão determinar como você vai lidar com elas. Agora, as leis cósmicas são perfeitas e vão agir dentro da verdade, independente de nossas ilusões.

Quando ajo errado, não sou punido pela vida. A vida nunca pune. Ela ensina do seu jeito próprio. Sinaliza de diversas formas, tenta advertir as pessoas provocando situações nas quais elas podem perceber a verdade, mas para os resistentes, que se acomodam e não querem mudar, ela permite que colham os resultados de seus enganos, para que aprendam o que já estão maduros para saber.

É preciso observar, prestar atenção aos fatos à nossa volta. Conhecer e aplicar as leis da vida significa ir pela inteligência e sofrer menos. Quem percebe os primeiros avisos da vida e retifica seu caminho, vive melhor. Para entender as leis universais, observe a vida. Ela nos fala por sinais, e aprende-se experimentando. É preciso estar atento. Um acidente, um fato desagradável, pode ser uma advertência. Uma desilusão é a visita da verdade, tentando restabelecer o equilíbrio adequado.

Na miséria, onde tudo falta, valoriza-se a falta, em vez de agradecer o que já se tem. É viver relacionando o que falta. Aí, sempre há uma passividade, em que a pessoa acredita que não merece algo melhor ou não é capaz de progredir.

A instrução é importante, mas o mais importante é saber aproveitar as oportunidades. Se você observar a vida de uma pessoa que obteve sucesso em todos os aspectos, perceberá que ela nunca perdeu uma boa oportunidade. Nunca teve medo de ousar, de mudar e procurar aprender.

Com vontade de progredir financeiramente, uma pessoa pode fazer coisas erradas. Mas é fácil avaliar isso: ao analisar uma situação, devemos perguntar: essa minha atitude vai trazer benefício para todos os envolvidos? Se a resposta for sim, pode-se aceitar a situação sem medo. Caso contrário, e se prejudicar alguém, não aceite.

A opinião da maioria nem sempre está absolutamente certa. Se eu errar, prefiro que seja por minha própria cabeça. Depois, errar é natural para quem experimenta, e tenho aprendido muito mais com meus erros do que com meus acertos. Os erros ensinam, marcam para sempre.

As crianças sofrem muito a influência do ambiente familiar. Quando pensamos, lançamos à nossa volta energias conforme a qualidade dos nossos pensamentos. Suas preocupações criam um ambiente energético negativo, que influencia seus filhos (e os animais domésticos).

O medo, quando não é provocado por uma situação real de risco, pode ser dissipado pelo conhecimento dos fatos. O otimismo não só nos ajuda a viver melhor, mais felizes, como também contribui para a manutenção da saúde física e mental.

Há muito preconceito com relação ao dinheiro ("Os pobres são as pessoas honestas"). Entretanto, ele é necessário para fazer o bem, desenvolver a ciência, aliviar o sofrimento humano. Não há mal em querer melhorar de vida, ter dinheiro. Ele é valor, e em si não é bom nem mau. Depende do uso que fazemos dele. É um bem quando usado com inteligência a favor do progresso e um mal quando é acumulado sem proveito ou em prejuízo dos outros.

Ficar arrependido de algo feito não basta. A experiência, o conhecimento, têm seu preço. Ninguém conquista a sabedoria sem aprender o valor de cada sentimento. Não deve-se sentir diminuído porque cometemos um erro. O erro identificado é o preço do crescimento.

A vaidade é má conselheira. Não dê importância ao orgulho. Deixe falar seu coração. Nada acontece por acaso. Os desafios da vida são preciosas oportunidades de amadurecimento. Lembre-se de que o entendimento eleva, traz discernimento, amadurece, enquanto o julgamento limita, dificulta, atrai sofrimento.

As revelações ocorrem dentro de cada pessoa, no momento em que a pessoa precisa delas. A vida é sábia e não joga para perder. Quando ela traz um desafio, é porque a pessoa já está madura para vencê-lo. Ninguém é vítima e nada ocorre por acaso. A justiça divina responde a cada um conforme o que se dá. É a lei da vida.

Cuide do corpo que lhe foi dado como instrumento de progresso, sem o qual você não poderia viver na Terra. Quando você se deprime, quando não se aceita como é ou relaxa com a saúde, você está atuando no mal. Quando você dá importância a idéias negativas, quando entra na maledicência e no julgamento dos outros, você está no mal.

Quando você entra nas ilusões do mundo e quer parecer o que não é, está negando seu espírito, sua verdade. Este tipo de mal é um dos mais comuns e é o que traz os maiores sofrimentos. Depois, há a responsabilidade coletiva. Precisamos retribuir os benefícios que o Planeta nos oferece, respeitando a natureza e todo ser vivo, tornando o mundo mais bonito, mais limpo, mais habitável.

É prazeroso ajudar os outros, porém a ajuda só funciona quando sentimos amor no coração. Não é fácil ajudar com inteligência e a favor do que a pessoa precisa realmente. Às vezes, na tentativa de ajudar uma pessoa, metemos os pés pelas mãos, interferimos indevidamente na vida alheia, e sem querer agravamos seus problemas.

Tudo na Terra é material, inclusive nosso corpo de carne. Este é o mundo das formas. O dinheiro serve, assim como tudo que há neste planeta, para permitir ao espírito interagir com as coisas materiais e viabilizar as realizações de amadurecimento interior. Sem ele, assim como sem o corpo de carne, ninguém conseguiria realizar nada neste planeta.

Este planeta é apenas um dos lados da realidade. O outro é a essência, o que está atrás do mundo material. Dinheiro é valor. Quando bem utilizado, proporciona progresso, conforto, bem-estar. Infelizmente, nossa cultura valoriza a pobreza, faz dela uma qualidade louvável, uma prova de honestidade, sem perceber que tanto a honestidade quanto todas as boas qualidades são atributos do espírito. É ele quem comanda o mundo material e é dele que depende o uso bom ou ruim que se faz de tudo que há aqui. Respeitar a matéria, seja em que estado ela estiver, é próprio dos espíritos evoluídos. Diante das leis Divinas, você responde apenas por você, pelas suas atitudes. Viver neste mundo é utilizar todos os recursos que ele nos oferece para o progresso do nosso espírito e o bem-estar de todos.

Não espere do outro aquilo que ele nunca poderá lhe dar. O fato de você querer que uma pessoa aja de certa maneira, não muda a realidade da outra pessoa. Não se magoe por a outra pessoa não ser do jeito que você quer. Cada um é só o que é. Se seus pais lhe dessem tudo, provavelmente você se acomodaria nas facilidades, sob a proteção deles, e não teria grande evolução nesta vida. Saber que nunca estamos sozinhos, que do nosso lado há sempre um espírito bom (o "anjo da guarda") nos inspirando, ajudando, é muito confortador.

A coisa mais importante que aprendi é a não julgar. Para resolver qualquer desafio, o primeiro passo é tentar manter o equilíbrio.

Quando a vida une um grupo de pessoas, numa mesma família, lhes dá a oportunidade para eliminar assuntos mal resolvidos de outras vidas (de encarnações anteriores). Precisamos confiar, o medo nos enfraquece. O passado nos procura quando surge a oportunidade de resolvermos velhos problemas inacabados. Cultivar a culpa faz baixar nosso padrão energético. Sigamos via inteligência ao invés de ir pela dor. Quando nos tornamos melhores, estamos melhorando o mundo.

Também não é por mero acaso que você está lendo as informações deste blog... :))
Um grande abraço, Rui.

Fonte: Zibia Gasparetto, Nada é por acaso, Vida & Consciência Editora Ltda., novembro 2005.

Marcadores: , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?