sábado, janeiro 07, 2006

 

Como Evitar Congestões Nasais


COMO EVITAR CONGESTÕES NASAIS

Estou me referindo a congestões nasais crônicas, não àquelas condições temporárias que surgem durante resfriados, gripes, infecções (sinusite) ou febre do feno (hay fever). Estou me referindo a pessoas que se sentem saudáveis no geral, mas não sabem porque ocorre esses bloqueios nas narinas.

Vou apresentar dois procedimentos que podem ser empregados nessas situações, um envolvendo um exercício e outro uma pesquisa.

A primeira sugestão (exercício) consiste em lavar as suas passagens nasais da seguinte forma:

  1. Fique em pé em frente à sua pia do banheiro, abra a água fria, faça uma concha com suas duas mãos e deixe a água fria encher a concha formada;
  2. Traga ambas suas narinas para dentro da água fria nas suas mãos. Inale bem devagar para fazer a água ir o mais profundo possível para dentro de suas passagens nasais, o quanto for confortável. Mantenha esta posição por 3-5 segundos;
  3. Mova as mãos para a lateral (deixando cair a água restante da inalação) e permita que a água saia de suas passagens nasais. Enquanto a água está saindo das narinas, você pode tapar uma das narinas enquanto assoa suavemente pela outra narina. Na seqüência, inverta o procedimento para tratar a outra narina. Isto irá auxiliar a remover todo o muco e resíduos que estão depositados em suas passagens nasais;
  4. Repita as etapas acima por 2 ou 3 vezes, até você sentir que suas passagens nasais estão totalmente limpas de resíduos e estejam, inclusive, ligeiramente frias.

Esse processo irá aliviar a maioria das pessoas que sofrem de congestão nasal e do sinus, por duas razões:

  1. Ajuda a manter limpas as passagens nasais;
  2. A água fria ajuda a causar uma contração dos pequenos capilares presentes na membrana da mucosa de suas passagens nasais.

O melhor deste exercício é que você pode praticá-lo quantas vezes ao dia você quiser, sem medo de ter efeitos adversos.

A segunda sugestão vai envolver você em uma pesquisa. Inicialmente, vejamos algumas informações iniciais relevantes. As conseqüências de viver com congestão nasal crônica podem ser desastrosas. Para um recém-nascido que naturalmente respira pelo nariz, a congestão nasal pode interferir com o aleitamento materno e inclusive causar problemas de respiração que podem ameaçar a vida.

Eis algumas potenciais conseqüências da congestão nasal crônica:

  1. Sono de má qualidade;
  2. Roncar;
  3. Momentos temporários de falta de respiração durante o sono (apnéia);
  4. Fadiga crônica;
  5. Interferência com a audição e o desenvolvimento da fala nas crianças.

Esta lista poderia ser expandida para incluir quase todas as condições de saúde conhecidas, já que a qualidade pobre do sono por longos períodos é um claro fator de risco para todos os tipos de doenças e disfunções.

Portanto, o que causa que uma pessoa tenha uma congestão nasal crônica na ausência de resfriado, gripe, infecção do sinus ou febre de feno?

Resposta direta: alergia alimentar!

A reação alérgica a determinadas comidas pode gerar uma série de sintomas intensos, como inchaço da língua e da garganta, dificuldade em respirar, vômito, dores abdominais, diarréia, perda de consciência e, até, morte. Apesar de todos esses sintomas poderem ser causados por reações alérgica a determinadas comidas, a maioria das pessoas experimentam reações mais sutis. A congestão nasal é uma das mais comuns reações alérgicas sutis vinculada à alimentação.

Como a alergia alimentar gera a congestão nasal?

O interior de seu nariz possui uma mucosa cheia de inúmeros vasos de sangue. Você irá experimentar uma congestão nasal quando esses vasos sangüíneos se expandem e causam um inchaço da membrana da mucosa. A expansão desses vasos sangüíneos pode resultar da inflamação que acompanha a reação alérgica alimentar. Tipicamente, este tipo de inflamação começa cerca de uma hora após comer o alimento em questão (mas pode começar em apenas alguns minutos!) e irá durar entre alguns minutos e várias horas após a exposição ao alimento que aciona a reação, com o período de tempo dependendo da saúde de seus sistemas digestivo, cardiovascular e imunológico.

Apesar das pessoas poderem ser alérgicas a qualquer tipo de comida, as comidas seguintes são responsáveis pela maioria das reações alérgicas alimentares:

  1. Laticínios pasteurizados;
  2. Ovos cozidos;
  3. Amendoins;
  4. Castanhas ( de caju, pecan, noz, do Pará, amêndoa, avelã, etc;
  5. Trigo;
  6. Soja;
  7. “Frutos” do mar.

A causa mais comum das reações alérgicas a comida e a causa número um da congestão nasal crônica, na ausência de outras condições de saúde, são os laticínios pasteurizados. Evitando quantidades significativas de leite pasteurizado, queijos, sorvetes e outras fontes concentradas de laticínios pasteurizados, pode-se acabar completamente com a congestão nasal de muitas pessoas, mesmo aquelas que sofrem de congestão nasal por décadas.

Se você não sabe quais comidas estão causando sua congestão nasal, tente comer uma porção substancial de apenas uma das comidas listadas acima durante sua próxima refeição e observe quão bem você irá respirar por seu nariz e quão limpa sua voz está nas horas seguintes a essa refeição. Você pode experimentar com uma comida diferente em cada refeição subseqüente, durante um período de vários dias, até você identificar suas alergias a comida.

É possível que você seja alérgico a uma comida não listada acima. Num período de vários dias ou mês, você pode testar todas as comidas que você come regularmente. Em adição às comidas listadas acima, os alimentos densos em proteínas, como feijões, sementes e produtos de animais usados comercialmente, tendem a ter uma chance maior de causar reações alérgicas a comida.

Uma vez que você identifique as comidas que estão causando problema para você, é melhor evitar completamente esses alimentos por enquanto. Não suponha que você irá sempre ser alérgico às comidas que te estão causando problema hoje. Muitas pessoas conseguem suplantar suas alergias a comidas através de uma variedade de mudanças de estilo de vida que auxiliam a melhorar a força de seus sistemas imunológicos.

As duas táticas apresentadas acima podem ser usadas simultaneamente, para eliminar rapidamente o desconforto das obstruções nasais.

Vamos descongestionar o nariz?

Abraços, Rui.


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?