quinta-feira, fevereiro 02, 2006

 

Tempo para Exercícios


Existem pessoas que dizem não ter tempo algum para fazer exercícios. Na realidade, essas pessoas apenas não colocam os exercícios físicos como uma alta prioridade de suas vidas, como deveriam. Preferem ficar paradas, olhando para um aparelho de televisão, um monitor de computador ou um livro ou revista. Tempo existe para todo mundo, uns aproveitam esse tempo melhor que outros. Você pode fazer vários tipos de exercícios inclusive na sua cama (sexo também é exercício!), ao ir dormir ou antes de levantar da cama! Os cinco ritos tibetanos [vide a “Fonte da Juventude”, 10.12.05] podem ser feitos facilmente dentro de casa, sem ter que se deslocar para uma academia de ginástica. Parar seu carro um pouco mais longe do local de trabalho também propicia a você fazer uma caminhada saudável. Ou ir trabalhar de bicicleta...ou levar seu cachorro para passear...

A filosofia por trás de um programa adequado de exercícios é algo como “queimar a gordura e alimentar os músculos”, que significa ser melhor queimar as gorduras com exercícios do que “matar de fome” a gordura com alguma dieta.

Certamente você pode perder peso e gordura apenas com dieta e sem fazer exercícios, mas o uso de apenas dieta está cheio de armadilhas, e quanto mais você usar apenas a abordagem da dieta, mais provável você irá cair no buraco da frustração e do fracasso da dieta.

Cortando as suas calorias ingeridas irá fazer você perder peso, mas você não deve esperar que esta perda seja 100% apenas gordura. Pelo contrário, a maioria das dietas de baixa caloria fazem você perder um grande peso de água, músculos e outros tecidos magros (não-gordurosos), o que dificulta mais ainda a perda de gordura no futuro.

Se você ficar com menos músculos, seu metabolismo vai ficar mais lento, já que Músculo é a máquina que aciona seu metabolismo. Você também não deve esperar que a perda inicial de peso, que te deleitou tanto, usando dietas de caloria muito baixa, vá durar muito. As chances são de 20 para 1 contra você manter o seu peso, por longo período, usando apenas a abordagem de dieta.

Existe um caminho melhor, e esse caminho é Queime a Gordura (com exercícios) e Alimente o Músculo (comendo os alimentos corretos, na combinação certa e nas quantidades corretas...SEM MORRER DE FOME!)

Apenas dietas não funciona. Nutrição + Exercícios é a solução.

Apesar disso, eu sei que algumas pessoas não podem e não querem passar horas em uma academia de ginástica. Na nossa atual sociedade, as pessoas dizem que tempo é a mercadoria muito escassa. E realmente, o tempo é precioso. O tempo É a própria vida, e você precisa dar alto valor ao seu tempo e àquilo que você faz com ele. Desperdiçe seu tempo e sua vida esvai-se através de seus dedos como um punhado de areia.

Porém, aquelas pessoas que dizem que elas não têm NENHUM tempo para se exercitar, elas estão mentindo para si mesmas e, portanto, elas não merecem um corpo melhor e uma melhor saúde. Você nem sempre obtém o que você deseja na vida, mas certamente você sempre obtém aquilo que você merece e conquista. A lei da causa e efeito está sempre atuante. Você precisa fazer um depósito hoje se você desejar sacar amanhã.

Você tem todo o tempo do mundo. Você tem todo o tempo que existe. Todos nós temos a mesma quantidade de tempo – 24 horas no dia, 168 horas na semana, 8.736 horas no ano. Ninguém tem mais tempo que outra pessoa. Portanto, como é que algumas pessoas têm uma vida cheia com carreira compensadora, relacionamentos enriquecedores, tempo para recreações agradáveis e com grandes conquistas, produtividade e sucesso?... E também se mantendo esbelto, em boa forma e saudável, enquanto outros “nunca têm tempo”?

A resposta é: Algumas pessoas simplesmente PARAM no meio de seus trabalhos por um momento para PENSAR e ESCREVER NO PAPEL aquilo que elas dão valor e aquilo que é verdadeiramente importante em suas vidas, e elas então começam a agir de acordo com essas suas prioridades mais elevadas e seus valores.

Você precisa fazer do exercício uma prioridade em sua vida.

Você PRECISA !

Se você não fizer esta escolha (e ela é uma escolha, usando seu livre-arbítrio), então você será forçado a achar tempo para a doença que virá mais tarde em sua vida e você não estará capacitado para desfrutar qualquer das coisas da vida que a maioria das pessoas dizem que afastam os exercícios para por no lugar: família, viagens, natureza, esportes, recreação, ganhar dinheiro, coisas materiais, sucesso ou qualquer outra coisa, mesmo sua vida espiritual, já que é dito que “seu corpo é o templo que abriga sua alma”.

Sem um corpo saudável, que proveito terá QUALQUER uma dessas coisas?

Portanto a pergunta correta deve ser, não SE você irá se exercitar, mas COMO você irá criar o tempo para encaixar o exercício em sua vida como uma alta prioridade e COMO você irá maximizar os resultados dos seus exercícios com a mínima quantidade de tempo?

Pergunte COMO!

Estas são BOAS perguntas, e existem respostas adequadas para elas.

Você não precisa viver na academia de ginástica todos os dias, principalmente se você pensa em termos de “eficiência do uso do tempo” quando se trata de exercícios. Por exemplo, para aumentar a eficiência do tempo você pode usar treinamento de alta intensidade ao invés de outros de baixa intensidade. Ambos podem funcionar, mas o primeiro é mais eficiente em termos de tempo. Outro método para você aumentar a eficiência temporal é juntar a execução do seu conjunto de exercícios sem descançar entre eles.

Lembre-se que a boa forma não é um empreendimento do tipo “tudo ou nada”. Muitas pessoas pensam que se elas não se exercitarem por várias horas todo dia, ou seguir uma dieta 100%, não vale a pena fazer nada disso. Esse é uma forma errada de pensar. Faça o que você puder, quando você puder, onde você puder, com aquilo que você tem, AGORA!

Isto pode significar apenas 15 minutos de exercícios no seu próprio quarto de dormir, mas isto está bem! Isto é melhor que nada, e constitui um grande começo para um novo hábito! Comece onde você puder e vá melhorando ao longo do caminho. Quando você começar a colher os benefícios desta simples disciplina, você irá desejar manter sua execução, ou mesmo aumentá-la.

Por último, mas não menos importante, lembre-se que se você estiver limitado em tempo para se exercitar, então o fator “nutrição” do quebra-cabeças da perda de peso ficará muito mais importante!

Pense sobre isso – independente de você se exercitar muito ou pouco, você irá ter que comer, não é mesmo? Não faz sentido obter o máximo do que você já está fazendo? Portanto, não faz sentido você se educar sobre o tópico de nutrição e começar a fazer escolhas melhores da sua comida?

Comida é energia. Comida é combustível. Comida é o material de construção de cada célula de seu corpo e você é aquilo que come – literalmente. Mesmo se, e especialmente SE, você perceber que você está limitado na quantidade e no tipo de exercício que você pratica, por qualquer razão que seja, então fica muito mais importante colocar sua casa nutricional em ordem – e logo!

É importante lembrar que você sempre irá obter os melhores resultados combinando um programa de nutrição com exercícios. O ideal, em termos de exercícios, é combinar três tipos: aeróbicos (caminhadas, por exemplo), alongamentos e musculação (com aparelhos). Mesmo muito doente, dá para se andar um pouco em volta da cama...

O bom senso nos recomenda que, tanto para exercícios como para comida, não cometermos excessos. Devemos selecionar tanto a quantidade quanto a qualidade com critério, para se adequarem ao nosso estado físico atual.

Treine forte, coma correto e aguarde o sucesso inevitável.

Abraço, Rui.

Para saber mais:

1. http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/bdexercicios3.asp

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?