sexta-feira, março 03, 2006

 

Emagrecer...é Sopa !


Para pessoas que têm uma alimentação variada normal e acumularam peso em excesso, a "dieta da sopa" é uma forma de emagrecimento com prazer, sem sacrifícios e nem riscos à saúde [1]. Uma espécie de "ovo de Colombo" do mundo das dietas. O Dr. Márcio Bontempo aplicou esta dieta na sogra e ela perdeu 3 quilos após cinco dias. Uma amiga gordinha, chamada Hilda, perdeu 23 quilos em alguns meses.

"A sopa nos dá independência, eliminando a necessidade de nutricionistas, médicos, endocrinologistas e spas. Com um pouco de dedicação, aprendemos a regular nossa dieta, a controlar as rédeas da nossa própria vida, a recuperar a autoconfiança e a autodeterminação. Passamos a ser os nossos próprios mestres. Este foi um dos aspectos mais notáveis percebidos nos clientes e amigos que utilizaram este sistema de sopa."

Existem inúmeros tipos de sopas e, portanto, uma dieta de sopas nunca é algo monótono. Em [1] apresenta-se 52 receitas de sopas. Um fator que contribui para o sucesso da DS é que pode-se verificar que a sopa sacia e elimina com mais eficácia a sensação de "vazio" e de fome do que as tradicionais saladinhas cruas, frutas e biscoitos, as marcas registradas dos spas.

O grande fantasma das dietas é a ansiedade e o mal-estar que as refeições de rápida digestão provocam. As pessoas que se submetem a dietas com saladas e similares crus ficam novamente famintas cerca de uma hora após a refeição, passando a fixar o pensamento na próxima. Ao lembrarem-se de que essa próxima refeição será composta pelos mesmos tipos de alimentos, numa mortificante monotonia, passam a ficar apáticas e a desenvolver um sentimento indefinido, próximo da desmotivação. Com a sopa isto não ocorre, pois há sempre o fator surpresa dos ingredientes variados, da mudança da temperatura da refeição, etc. Isto produz um impacto psicológico salutar, animador, muito importante nos regimes restritivos. E se a pessoa conferir que a refeição sacia a fome durante horas, fica tudo mais fácil. A sopa permite a sensação de bem-estar e ao mesmo tempo de leveza corporal.

Isto ocorre devido ao fato de que a sopa nutre, uma vez que, de acordo com seus ingredientes, podem-se obter quantidades maiores de nutrientes básicos necessários, com baixos níveis calóricos, do que as saladas e frutas. Portanto, bioquimicamente falando, a sopa é o melhor companheiro daqueles que precisam perder peso e mantê-lo, sem perder o equilíbrio mineral profundo.

Tenha uma boa sopa...

Rui

Referência:
[1] Dr. Márcio Bontempo, Emagrecer...é Sopa: Perca peso com prazer, sem sacrifícios nem riscos a sua saúde, Editora Best Seller, 1997.

Marcadores: , ,


Comments:
quql a Receita da Sopa
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?