sexta-feira, junho 02, 2006

 

Faça POUCO para Obter MUITO !

Vou tentar te convencer de que o verdadeiro segredo do sucesso na vida é fazer cada vez menos para conseguir obter cada vez mais sucesso em suas atividades! A Meditação é uma coisa que logo nos vem à cabeça, neste sentido, não é mesmo? Outra frase que já usamos, e explicamos o motivo, é "Coma pouco e viva muito e melhor", lembra-se dela?

Quem nunca ouviu falar da Lei do Menor (Mínimo) Esforço, deturpada pela cultura popular como sinônimo de preguiça e má-vontade para o trabalho? Essa lei baseia-se na verdade no chamado Princípio 80/20, descoberto em 1897 pelo economista italiano Vilfredo Pareto (1848-1923), segundo o qual 80% do que uma pessoa realiza no trabalho vêm de 20% do tempo gasto nesta realização. Logo, 80% do esforço consumido para todas as finalidades práticas são irrelevantes. Uma constatação bastante surpreendente!

No Século XIX, Pareto comprovou que a maioria da renda e das riquezas ia para uma minoria de pessoas. Havia portanto uma forte relação matemática entre a proporção de pessoas e a renda recebida por este grupo. Se 20% recebiam 80% da riqueza, podia-se prever que 10% teriam 65% da riqueza e 5% ficariam com 50%.

Mais tarde, em 1949, o professor de filologia de Harvard, George K. Zipf, descobriu o popular Princípio do Menor Esforço, segundo o qual as pessoas tendiam a minimizar seus trabalhos de modo que 20% ou 30% de quaisquer recursos responderiam por 70% ou 80% do resultado. Zipf usou estatísticas populacionais, livros de filologia e comportamentos industriais para mostrar a recorrência constante desse padrão de desequilíbrio. Na verdade, Zipf reelaborou o princípio descoberto por Pareto.

É este caminho das sucessivas reinterpretações do princípio de Pareto que o autor Richard Koch percorre no livro O Princípio 80/20 [1]. Ele relaciona todos os pesquisadores que reafirmaram, ao longo do século XX, a sua importância e critica a expectativa existente na vida cotidiana e na economia de que há equilíbrio entre causas e resultados.

Koch ensina como o Princípio 80/20 pode ser empregado para se ser muito mais produtivo. Por exemplo, se o empresário constata que apenas 20% dos clientes garantem 80% do lucro de sua empresa, para que manter os outros 80% de clientes pouco lucrativos? Para o autor, compreender o Princípio 80/20 é conquistar um amplo poder de discernimento do que ocorre à sua volta. O Princípio 80/20 pode ainda melhorar a vida cotidiana de todas as pessoas, de cada governo, que aumentaria os benefícios para seus cidadãos, enquanto as organizações sem fins lucrativos poderiam se tornar ainda mais úteis. Tudo isso com idêntico esforço [ou esforço menor]. Os recursos que geram efeitos escassos simplesmente não devem ser mais usados ou devem ser reduzidos, e é por isso que o Princípio 80/20 é a base do programa Total Quality Control, utilizado em empresas de todo o mundo.

O princípio atua ainda no campo psíquico, ajudando a melhorar a auto-estima das pessoas. Koch constata que o investimento aumenta a riqueza pessoal e não a renda atual do indivíduo, logo todos deveriam investir, ainda que seja apenas uma pequena parte de sua renda. O Princípio 80/20 é, portanto, uma receita política, econômica e de felicidade pessoal.

Analisando do princípio

Se você é como a maioria das pessoas, você provavelmente desperdiça enorme quantidade de tempo - e de energia vital - fazendo atividades que não estão verdadeiramente alinhadas com os seus objetivos de vida.

Mais do que isso, você provavelmente inclusive não está consciente deste fato.

Ao mesmo tempo, você pode se sentir estressado ou sobrepujado por todas as tarefas que você precisa concluir... e todas aquelas coisas que você deseja fazer - aqueles sonhos que você desconfia que você pode não ter tempo de ir ao encalço.

Se isto é você, você não está sozinho. Esta é certamente a era da sobrecarga de informações.

Poucos sabem que existe um Princípio, provado cientificamente, que nos ajuda a diminuir/eliminar aquela sensação desagradável de "muita coisa para fazer e sem tempo suficiente". Este princípio permite maximizar os resultados obtidos em todas as áreas que você atuar. O mais engraçado é que você já pode ter ouvido sobre esse princípio, como muitas outras pessoas. Infelizmente, muito poucas pessoas tiram vantagens do grande potencial que esta lei universal da natureza oferece para elas. Esta lei tem o poder de trazer mais riqueza e satisfação para a sua carreira ou empreendimento... mais harmonia nos seus relacionamentos... mais felicidade em sua vida...

Infelizmente, a verdade é que você nunca será capaz de trabalhar duro o suficiente ou rápido o suficiente, ou por mais longo tempo o suficiente, para concluir todas as coisas na sua lista de "a fazer", muito menos todas aquelas coisas na sua "lista de desejos".

Mas isso está OK. A boa notícia é que você não precisa de mais tempo! Contrário da crença popular, o uso de um novo sistema de "gerenciamento de tempo" também não é a solução. Você não sabe, mas vai perceber que você tem mais tempo do que você precisa - na realidade, você tem tempo sobrando. Você irá descobrir como transcender a armadilha do tempo insuficiente. Este segredo ajudou algumas das pessoas mais poderosas do mundo a se tornarem ricas e com sucesso, como Bill Gates e Ronald Reagan. O segredo para isso é o Princípio de Pareto, atualmente chamado de Princípio 80/20.

[continua]

Referência:
[1] Richard Koch, O Princípio 80/20: O Segredo de se Realizar Mais com Menos, Rocco, 2000.

Comments:
estava procurando algo sobre saúde, para meu trabalho escolar, quando de repente parei nesssa page, logo fiquei interessado por esse assunto tão importante, e vou procurar saber mais
OBRIGADO!!!!!!!!!!!!
 
estava procurando algo sobre saúde para meu trabalho escolar quando de repente parei nesssa page, logo fiquei interessado por esse assunto tão importante e vou procurar saber mais
OBRIGADO!!!!!!!!!!!!
 
Jimmy, irei postar muito mais informações neste tópico, pois ainda estou lendo o livro citado e algumas outras informações relacionadas. Volte sempre e você terá bastante material para o seu trabalho escolar :)))

Um grande abraço, Rui.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?