quarta-feira, julho 05, 2006

 

Ioga e Saúde

No livro com esse título [1], lemos o seguinte:

As pessoas esquecem-se de que o corpo humano é uma unidade indivisível. Não existe a moléstia de um único órgão: é possível, entretanto, para uma condição de estado enfermiço geral, que a moléstia culmine em apenas um órgão. Portanto, todo o ser humano adoece, e não apenas uma parte do seu corpo.

Com exercícios diários de ásanas (posturas) de vários minutos de duração, até as veias varicosas (varizes) podem ser curadas.

A saúde do corpo humano depende do estado das células e dos tecidos. A fim de serem sadios, os tecidos necessitam de:
1. Alimentação adequada e perfeito funcionamento das glândulas de secreção interna (endócrinas)
2. Rápida e completa eliminação de resíduos do organismo
3. Sadio e perfeito funcionamento do sistema nervoso.

Se não conhecermos os segredos e as leis do nosso ser, estaremos constantemente arriscados a errar por ignorância, permitindo que as moléstias se nos instalem no corpo.

Você deve comer em maior quantidade as frutas que tenham caroço e reservar um lugar de honra, na sua dieta, ao alho e à cebola. Segundo os antigos ensinamentos da Índia e do Tibete, o alho é o melhor preventivo contra o câncer. O habitante das cidades ocidentais passa, não raro, a vida inteira sem comer um pedacinho sequer desse saudável vegetal, ao passo que não existe dieta que se preze que não o inclua entre os seus itens. Por essa razão, o alho pode ser moído e misturado com suco de limão, caso alguém receie ser evitado pelos seus semelhantes por havê-lo comido. Devo acrescentar que o esfregar as gengivas e os dentes com alho ou morder cebolas e alho, para deixar que os sucos atinjam as raízes dos dentes, proporciona excelente proteção contra gengivas sangrentas e retraídas. Na Índia, os brâmanes ensinam aos discípulos: "Se quiseres alcançar a sabedoria, come mais cebolas". Recomenda-se, ainda, o alho como preventivo da senilidade precoce.

A primeira e mais importante das regras da boa respiração é: Respire pelo nariz! A porta por onde deve passar o ar é o nariz! O nariz nos protege contra as bactérias do ar. Cada órgão deveria servir ao seu verdadeiro propósito. A condição fundamental para a preservação da nossa saúde é acostumarmos cada um dos nossos órgãos a executar perfeitamente sua tarefa. A respiração iogue completa é a base mais simples e necessária de toda a respiração iogue. Claro está que será óbvio recomendar que comecemos gradualmente e evitemos o cansaço no princípio. Uma dose exagerada do que quer que seja é perigosíssima para a saúde, e isto vale também para a prática intermitente e desordenada do Pranaiama.

O senhor absoluto e a força controladora do prana é o Pensamento, chave com que podemos abrir ou fechar a porta da Vida diante de nós. Se houvermos perdido a saúde forjando pensamentos iníquos, podemos certamente recuperá-la forjando intencionalmente pensamentos justos. A verdadeira cura só ocorre quando a saúde não fica à mercê de influências exteriores ou da simples medicação; os poderes curativos hão de ser despertados dentro do próprio paciente!

Se quisermos estar bem precisamos, primeiro de tudo, acreditar na saúde. Se acreditarmos numa coisa, lutaremos por ela! Imaginemo-nos absolutamente são. O indivíduo negativo, de mente doentia, é sempre um hipocondríaco e faz exatamente o contrário disso. Imagina-se e acredita-se continuamente doente.

Um grave erro nosso é não sabermos respirar! Um respirar negligente e casual encurta-nos a vida, reduz-nos a força vital e nos torna susceptíveis à mais benigna de todas as doenças - o resfriado comum. Além disso, a pele é um segundo pulmão, pois sem a respiração cutânea não há vida. O homem civilizado fecha os poros da pele com roupas pesadas e desnecessárias, inibindo, dessa forma, completamente, uma atividade cutânea mais vigorosa e - em conjunção com os pulmões - o efeito benéfico dos estímulos externos sobre o sistema nervoso vegetativo.

[continua]

Referência:
[1] Selvarajan Yesudian e Elisabeth Haich, Ioga e Saúde, Editora Cultrix, 1997.

Comments:
Uma dica na respiração do Yoga também:
inspira e "EXPIRAR" também pelo nariz... as narinas umidificam e aquecem o ar pros pulmões... se expirar pela boca pode acabar esfriando muito e ressecando as narinas... se expirar por elas, você as reumidifica e reaquece para melhor desempenho.
E usar sempre a "barriga" para a respiração... evitar constante expansão do tórax (peito), a menos que faças a respiração completa.
 
Obrigado pelas dicas, Manfred.
Abraço, Rui.
 
Este livro do Yesudian é mesmo muito bom. Foi uma das primeiras obras de Yôga escritas por estrangeiros com as quais travei contato.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?