segunda-feira, julho 10, 2006

 

O Arroz Branco


Todas as atividades que repetimos diariamente, ou com bastante freqüência, deveriam ser analisadas com atenção de tempos em tempos. O objetivo deveria ser a identificação de erros que possamos estar cometendo constantemente e que, portanto, estará compromentendo nossa saúde a longo prazo. A identificação de erros deveria motivar a alteração dos hábitos danosos. Sei, no entanto, que a alteração de hábitos (vícios) é algo muito complicado, em geral. Muitas pessoas preferem morrer ao invés de mudar determinados hábitos patológicos. Geralmente, as pessoas só aceitam mudar hábitos quando existe um mal-estar que ameaça suas vidas; caso contrário, vai-se "empurrando com a barriga" a situação presente. Um argumento que é geralmente lançado pelas pessoas para não mudar seus hábitos é: "Mas todas as pessoas fazem isso!". Porém, isso não significa que todas as outras pessoas estão certas, como pode ser constatado pelo fato de todas elas acabarem indo parar no cemitério. Algumas ações que deveriam ser objeto de nossa reflexão periódicas (visando melhorias) são: dormir, respirar, comer, beber, ler, pensar, tomar banho, fazer sexo, olhar, etc.

As pessoas têm passado a comer farinhas refinadas [e outros alimentos refinados, como sal e açucar] e se tornam pessoas refinadas! O grão de trigo é um fruto que contém em seu interior uma semente ou germe. O processamento/beneficiamento (na realidade, "maleficiamento") leva à remoção de grandes porções dele, como o germe ou semente. Se os grãos de trigo caídos entre as esteiras da máquina de processamento fossem plantados na terra, um grão daria origem a muitíssimos outros. No entanto, o produto final do processamento do grão, a farinha, é algo morto. Apodrece, se colocada no solo. Sua energia vital foi extraída, perdida, assassinada, gasta. Cereal integral significa cereal sadio, saudável e santo. O ideograma japonês para Paz é uma boca junto com um grão de arroz integral. Cereais integrais devem ser muito bem mastigados, ou não podem ser digeridos. O pão de trigo integral também tem que ser muito bem mastigado. O pão refinado, no entanto, pode ser engolido às pressas, sem muita mastigação. Como de costume, os seres humanos escolhem a maneira mais fácil, a maneira mais rápida.

Vejamos, em particular, o que diz a Referência [1] a respeito do arroz branco. Em francês, arroz branco é riz. Arroz integral, não polido, é riz complêt. Seguindo-se este raciocínio, alguém poderia lhe vender apenas o miolo de uma maçã, quando você pedisse uma maçã. Quando você reclamasse, eles poderiam dizer: "Por que você não disse que queria uma maçã completa?".

O processo de refino dos grãos [arroz, trigo, etc], desenvolveu-se no decorrer de muitos séculos, no Ocidente; assim a deteriorização biológica das pessoas foi gradual. No entanto, tal deterioração foi imposta muito rapidamente ao Oriente. O arroz branco polido era novo, moderno, refinado e civilizado. Ele foi aceito em todos os lugares onde a modernização estava em voga. Em seu bojo, trouxe repentinas aparições de novos sintomas doentios. Posteriormente, esses sintomas foram chamados de beribéri, derivado da palavra senegalesa para fraqueza.

Na década de 1890, em Java, a Marinha, os missionários e os administradores coloniais holandeses foram afetados por uma verdadeira epidemia de beribéri. Eles dormiam sob telas contra mosquitos, passavam ácido carbólico uns nos outros e tinham o cuidado de não permitir que os imundos nativos os tocassem no caminho da igreja, mas nada parecia protegê-los do beribéri.

Os melhores médicos e cientistas, educados na Alemanha, foram mandados a Java para levar a cabo experiências científicas que encontrassem a cura. Muitos cientistas morreram, mas um jovem chamado Dr. Christian Eijkman tornou-se um bom detetive e descobriu a causa da doença, analisando galinhas. Em breve, ele descobriu o segredo que os nativos javaneses se recusavam a dividir com seus exércitos de ocupação alimentados com açucar branco e arroz polido. Se você come arroz branco e açucar, você pega beribéri. Coma arroz integral, não polido, e se recupere.

O jovem doutor pesquisou, em seguida, as modernas e higiênicas prisões holandesas, onde os nativos eram internados por transgressões contra o exército de ocupação. Os prisioneiros estavam sendo alimentados com arroz branco, como os pacientes do hospital colonial. Dentre os 3.900 homens, 270 contraíram beribéri. Fora da prisão, entre os nativos que viviam em cabanas de palha (em condições consideradas assustadoramente anti-higiênicas pelos antisséticos colonos holandeses), o alimento principal era o arroz não polido, debulhado pelos próprios nativos. Eijkman não foi capaz de descobrir um único caso certificado de beribéri entre uma população de 10.000 habitantes.

Uma das coisas que devem ser observadas é que todas as coisas se encontram num equilíbrio perfeito na natureza. Portanto, o homem deveria sempre comer alimentos completos para também manter o equilíbrio em si. O refinamento/purificação/beneficiamento (maleficiamento) de alimentos fornecidos pela natureza, acaba eliminando parte dos elementos que mantinham o equilíbrio natural daqueles alimentos, levando ao desequilíbrio físico/mental do consumidor desses alimentos agora desequilibrados. E você, come arroz branco todos os dias?? Deseja ter saúde permanente dessa forma??

Um abraço, Rui.

Referência:
[1] William Dufty, Sugar Blues, Editora Ground, 1975.

PS: Vejam a notícia que saiu hoje [12.07.06] no jornal Folha de S. Paulo, relacionada com o tema tratado acima:

Má Alimentação Provocou as Mortes no Maranhão

A síndrome neurológica que matou 33 pessoas neste ano de 2006 no oeste do Maranhão, segundo o Ministério da Saúde, é causada pela deficiência de vitamina B1, fruto da má alimentação. Carentes, muitas famílias da área só têm arroz branco à mesa.

O Ministério da Saúde concluiu que a falta de vitamina B1 é a causa da síndrome neurológica que atinge a população da região oeste do Maranhão, e que, de acordo com dados do próprio órgão, matou 33 pessoas desde janeiro de 2006. Outras 123 pessoas tiveram sintomas da doença, chamada beribéri.

O beribéri foi identificado no Século 19. Tem como sintomas a dormência e inchaço das pernas, dificuldade de caminhar e fraqueza. Evolui para insuficiência respiratória e cardíaca, fatores que levam à morte. Quando é tratado no início, antes de atingir o músculo cardíaco, não é mortal.

A pobreza e a má alimentação que decorre dela são traços que unem as vítimas no interior do Maranhão. Nas famílias com integrantes atingidos, visitadas pela reportagem, o arroz branco era a base da alimentação diária. Essa região é grande produtora desse cereal (que é posteriormente "maleficiado" para ser entregue à população em geral).

Na opinião do governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares (PSB), é possível que o beribéri já estivesse vitimando moradores do interior há algum (muito) tempo, mas, como as mortes não eram registradas de maneira correta, a doença não era identificada.

Meu comentário: Se as vítimas fatais comessem exclusivamente arroz integral ou bananas, elas estariam vivas. Se você come arroz branco todos os dias, você também está sendo prejudicado por esse alimento desbalanceado. Você não costuma perceber isso porque você consome uma boa variedade de outros alimentos. Mas o prejuízo à sua saúde está sendo feito! Por que você não deixa este hábito patológico? Prefira o arroz integral, se você gosta de comer arroz.

RFS


Marcadores: , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?