quarta-feira, julho 26, 2006

 

Relacionamento Humano

"A finalidade com que o ser humano nasce neste mundo não é somente a evolução e o aprimoramento da própria alma, mas também o cumprimento da missão que Deus lhe atribuiu"
Masaharu Taniguchi

Pais e filhos

O ser humano não consegue viver só. Está sempre cercado de companheiros, vive em sociedade. Citando um exemplo de mais fácil compreensão, é necessária a existência de pai e mãe para o nascimento de uma pessoa. E aí começam os relacionamentos humanos. O destino da pessoa muda conforme o bom ou o mal relacionamento humano que ela tem com os outros.

Para que esse relacionamento ocorra de modo construtivo e sem incidentes, torna-se necessário, em primeiro lugar, ter a mente que agradece aos pais. O bebê se afeiçoa aos pais e aprende docilmente o que eles lhe ensinam. Não existe nenhum bebê que se revolte ou cometa violência contra os pais. Se essa mente de bebê se desenvolver sem restrições, a vida da pessoa será repleta de alegria e felicidade. Mas por que, sem ela perceber, essa mente acaba mudando, chegando a tornar-se cheia de revolta e de ódio?

Na verdade, o homem não é apenas corpo carnal. O corpo carnal é algo semelhante a um instrumento ou veículo para o uso da nossa alma, que foi criado principalmente através de nossos pais. É exatamente como uma bicicleta, ou motocicleta, que ganhamos dos pais. No caso dessas máquinas, é possível percebermos claramente "Ganhei de meus pais!", mas, no caso do corpo carnal, é possível que não tenhamos essa percepção clara, já que ele foi formado no ventre da mãe, a partir de elementos muito pequenos, chamados de espermatozóide e óvulo.

Assim, podemos dizer que nosso corpo foi criado principalmente pelos nossos pais, mas isso se refere apenas ao corpo carnal. A alma é o nosso corpo real, que existe como vida eterna desde muito antes do surgimento do corpo físico atual. Se assim não fosse, e os pais tivessem criado até a vida, os filhos seriam propriedade dos pais, e estes teriam total liberdade de vender, comprar, dar cabo ou pisotear os filhos. Mas, se a lei proíbe essas práticas, é porque reconhece o homem não como apenas corpo carnal, mas sim como alma e possuidor de respeitável individualidade. Em todos os países isso é reconhecido naturalmente, o que deve significar que as pessoas que instituíram as leis e a moral não puderam determinar que o homem seja apenas o corpo carnal em si.

O que diz a sutra sagrada

Se os pais tivessem criado até a vida, as pessoas não seriam vida eterna, mas sim produto dos pais, e a vida teria uma duração muito curta. Isto porque o corpo carnal perece em aproximadamente 100 anos, não restando vida após isso, mas apenas restos mortais.

Porém, na sutra sagrada da Seicho-No-Ie [Chuva de Néctar da Verdade], consta que nossa alma (espírito) fabrica o corpo carnal. Na sua parte final, consta o seguinte:

"...O homem, em sua natureza verdadeira, é Homem-Deus, é Espírito eterno, indestrutível e imortal, e não é máquina feita de matéria, nem é a matéria pré-existente em que se alojou o espírito; tal dualismo é totalmente errôneo. A matéria é, antes, sombra do espírito, produto da mente, assim como o casulo é produto do bicho-da-seda. Não é no casulo pré-existente que se aloja o bicho-da-seda; o bicho-da-seda é que, expelindo o fio, constrói o casulo e nele se aloja..."

Ou seja, está escrito que o corpo carnal chamado casulo é um instrumento fabricado pelo bicho-da-seda. Ali não há mensão de pai e mãe. Diz, metaforicamente, que o bicho-da-seda (filho) fabricou o próprio casulo de carne, sem a intermediação dos pais. Mas, como sempre repeti anteriormente, o filho (bebê) não vive só; sem os pais, não é possível nascer neste mundo. Portanto, podemos dizer que, no caso do ser humano, o corpo carnal é obra conjunta dos pais e do próprio filho.

Cientificamente falando, os genes dos pais são passados para o corpo dos filhos, e também há genes próprios dos filhos. Destes, a maioria é herança dos genes dos antepassados. Isto porque os pais também herdaram o corpo carnal dos antepassados. Existe também entre pais e filhos semelhança de nível espiritual. Há semelhança de carma entre eles; eis porque vieram a este mundo como pais e filhos.

Desta forma, nossa alma (espírito) vive neste mundo terreno fazendo uso do corpo carnal, porisso podemos dizer que nunca vivemos sós, mas sim na companhia de nossos pais e antepassados. Se os pais têm vários filhos, temos a oportunidade de conviver com irmãos, e é importante valorizarmos este relacionamento familiar e vivermos agradecendo-nos mutuamente.

O relacionamento humano não se restringe aos irmãos. Mais tarde, ele se estende aos amigos e parentes, com quem vivemos, ajudando-nos uns aos outros. Assim, aprendemos uns com os outros, e em muitas ocasiões recebemos ajuda de professores, colegas mais velhos ou mais novos. Na sutra sagrada Palavras do Anjo está escrito:

"... Sabei que a infinidade de almas humanas são todas reflexos do mesmo Espírito Divino, à semelhança de milhões de imagens de um mesmo objeto refletidas em milhões de espelhos dispostos em torno dele... porisso, sois irmãos entre si. Se compreenderdes que todos os seres são irmãos, que todas as vidas são irmãs, que todas as criaturas formam um todo indivisível e que Deus é Pai de todos os seres, brotará espontaneamente em vós o sentimento de amor e louvor do próximo..."

Muitas pessoas conseguem viver amando-se e louvando umas às outras, transcendendo diferenças de povos e raças. Podemos dizer que não existe relacionamento humano tão feliz e maravilhoso como este.

Comportamento alegre

Assim, é importante a convivência com amigos e outras pessoas, reconhecendo-lhes as virtudes a agradecendo e ajudando-se mutuamente. Aqueles que se limitam a falar com restrito número de pessoas através de telefone celular, ignoram os desconhecidos e não os ajudam em nada, acabam com o grupo desunido, tendo relacionamento difícil, brigando entre si, ou maltratando e sendo maltratados.

Portanto, tomemos a iniciativa de descobrir as partes positivas daquilo que acontece no mundo, a beleza, os atos de bondade, e tenhamos uma vida repleta de alegria e gratidão mútua.

Fonte:
Seicho Taniguchi, Relacionamento Humano, Revista Pomba Branca, Seicho-No-Ie, pp. 8-10, Novembro 2005.



Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?