sábado, agosto 12, 2006

 

Pérolas do Osho

osho.jpg

Pérolas de

Osho

ILUMINANDO O INTERIOR

Sabedoria não é o acúmulo de fatos, números e informações – é uma transformação do seu espaço interior.

Estamos vivendo fora de nós mesmos e, portanto, nosso mundo interior permanece obscuro. Se nos voltarmos para dentro, se nossa atenção começar a se concentrar no interior, então cria-se a luz. Temos tudo que é necessário para criar a luz: trata-se apenas da necesstidade de um rearranjo.

... É desse modo que o ser humano existe: temos tudo que é necessário, a existência proporcionou tudo. Chegamos totalmente prontos para viver nossa vida em um plano ótimo, porém vivemos em um nível mínimo pela simples razão de nunca rearranjarmos as coisas... É perfeitamente bom ver os outros, mas você tem que ver a si próprio, primeiro tem que ser você mesmo. Desse ponto privilegiado, desse estado centralizado, você pode olhar os outros e isso lhe dará uma qualidade totalmente diferente.

Portanto a atenção deve se voltar para o interior. É disso que se trata a autodescoberta – um giro de 180º de nossa atenção, de nossa conscientização. E onde focalizamos nossa conscientização, o espaço torna-se iluminado... A pessoa que pode cuidar de seu mundo interior facilmente é capaz de cuidar do mundo exterior.

Sabedoria significa autoconhecimento e conhecer-se é o início de todos os demais conhecimentos. Depois o círculo de sua luz pode continuar se ampliando: ele pode tornar-se cada vez mais abrangente. Surge o momento em que sua sabedoria abrange tudo, passa a abarcar tudo. Quando uma pessoa sente que nada deixa de estar presente, nada está faltando, ela encontrou o caminho certo.

Extraído do Livro “Osho – Meditação para pessoas ocupadas”
Editora Gente

A PATOLOGIA DA AMBIÇÃO

Todas as culturas e todas as religiões o condicionam a sentir-se negativo a respeito de si mesmo. Nenhuma pessoa é amada ou apreciada por ela mesma. Você é solicitado a provar se tem algum valor: ganhe medalhas de ouro nas competições esportivas, obtenha sucesso, dinheiro, poder, prestígio, respeitabilidade. Prove seu valor! Seu valor não é intrínseco; foi isso que lhe ensinaram. Seu valor tem que ser provado.

... A idéia de sucesso o tortura. Esta é a maior calamidade que já aconteceu à humanidade: a idéia de sucesso, de que você tem que obter sucesso. E sucesso significa que você tem que competir, lutar – por meios lícitos ou condenáveis, não importa. Quando obtém sucesso tudo fica bem. O ponto-chave é o sucesso; mesmo se o alcançar por meios condenáveis, após obtê-lo, tudo o que fez é aceitável.

O sucesso altera a qualidade de todos os seus atos. O sucesso transforma meios ruins em meios bons. Portanto, a única pergunta é: como obter sucesso, como atingir o topo? E, naturalmente, muito poucas pessoas podem alcançar o topo. Se todos estão tentando chegar ao topo do Everest, quantas pessoas podem ficar lá? Não há muito espaço no pico; só uma pessoa pode permanecer lá com folga. Os milhões que também almejavam se sentirão fracassados e uma grande desesperança se instalará em seu espírito. Eles começarão a sentir-se negativos.

... Todos estão sofrendo e se sentindo inferiores. Essa é uma situação realmente estranha. Ninguém é inferior e ninguém é superior, porque cada indivíduo é único – nenhuma comparação é possível. Você é simplesmente você, e não pode ser outra pessoa. E também não há necessidade. Não precisa tornar-se famoso, não precisa ser um sucesso aos olhos do mundo. Todas essas idéias são tolas.

Você só precisa ser criativo, carinhoso, consciente, meditativo...se sentir a poesia surgindo em seu interior, escreva-a para si mesma, para seu marido, para seus filhos, para seus amigos – e esqueça-se de tudo o mais! Cante sua canção e, se ninguém ouvi-la, cante-a sozinho e a aprecie! Dirija-se às árvores e elas aplaudirão e apreciarão...

A pessoa ambiciosa é patologia.

Você tem um sentimento negativo em relação a si mesmo porque o ensinaram a sentir-se assim...

... Os pais estão dizendo a seu filho: “prove que você tem algum valor!”. Ser, simplesmente ser, não é suficiente – é necessário fazer algo.

Toda a minha abordagem consiste em afirmar que ser contém um valor intrínseco. O fato de você apenas ser representa uma importante dádiva da existência; ao que mais você precisa ansiar? Só respirar nessa existência maravilhosa constitui prova suficiente de que a existência o ama, de que ela precisa de você, caso contrário, você não estaria aqui. Você existe! A existência o fez nascer... um único seixo a menos na orla marítima e ela não seria a mesma. Uma única flor a menos e o universo sentiria falta dela.

Você precisa aprender que tem valor do modo como é. E não estou lhe ensinando a ser egoísta, ao contrário. Se você julga que tem valor de como é, também julgará que outras pessoas têm valor da mesma maneira como são.

Aceite as pessoas como são; desista do “deveriam” e do “precisariam” – esses são conceitos inimigos... Há tantos “faça” e “não faça” que não se tem flexibilidade; a carga é muito pesada. Foram-lhe transmitidos tantos ideais e metas – ideais de perfeição – que você sempre julga não estar à altura. E os ideais são totalmente impossíveis de atingir. Você não consegue atingí-los; não há possibilidade de alcançá-los. Portanto, você nunca estará à altura.

Ser perfeccionista significa estar pronto para o divã do psiquiatra; ser perfeccionista é ser um neurótico. E a todos nós foi dito para sermos perfeitos.

A vida é maravilhosa em todas as suas imperfeições. Nada é perfeito... Perfeição significa morte! Perfeição significa que não há possibilidade de crescimento adicional. Perfeição significa que está tudo terminado. Imperfeição significa a possibilidade de crescer. Imperfeição significa a excitação de novas pastagens, o êxtase, a aventura. Imperfeição significa que você está vivo, que a vida vai continuar.

A vida é eterna, portanto digo que a vida é eternamente imperfeita. Não há nada de errado em ser imperfeito. Aceite sua imperfeição e a idéia de ser negativo em relação a si mesmo desaparecerá. Aceite seu estado atual e não o compare com alguma perfeição futura, algum ideal futuro. Não pense em como você deveria ser! Essa é a raiz de toda patologia – desista disso. Você existe do modo como é hoje e amanhã pode ser diferente. Mas você não pode prever isso hoje e também não é necessário planejamento para que isso ocorra.

Viva este dia em toda sua beleza, em toda a sua alegria, em toda a sua dor, agonia, êxtase. Viva-o em sua totalidade – em sua obscuridade, em sua luz. Viva o ódio e viva o amor. Viva o que existe neste momento.

Minha abordagem não é a perfeição, mas a totalidade. Viva o momento que se encontra totalmente disponível para você e o próximo momento nascerá dele.

Jesus disse: “não pense no amanhã e olhe os lírios no campo! Como são belos. Mesmo Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles”. E qual é o segredo dos lírios formosos? O segredo é simples: eles não pensam no amanhã, eles nada sabem sobre o futuro. O amanhã não existe. Este dia se basta; este momento se basta. E seu sentimento de negatividade a seu respeito desaparecerá.

Lembre-se: se você se sente negativo a seu próprio respeito, automaticamente se sentirá negativo a respeito das demais pessoas...

Extraído do Livro “Osho – Meditação para pessoas ocupadas”
Editora Gente

ETERNIDADE

Em Sânscrito, a palavra Kala possui um sentido profundo: um de seus significados é “tempo”, o outro é “morte”. A mesma palavra significa tempo e morte. Isso é belo, porque o tempo é a morte. A partir do momento em que você entrar no tempo, estará pronto para morrer. Com o nascimento, a morte entrou em você. Quando uma criança nasce, ela entra no reino da morte. O aniversário também é o dia da morte. Uma coisa é certa: teremos que morrer. Tudo mais é incerto, são coisas que podem ou não acontecer. Mas a partir do momento em que a criança nasce, a partir do momento em que a criança respira pela primeira vez, é absolutamente certo que ela irá morrer algum dia.

Entrar na vida é entrar na morte: entrar no tempo é entrar na morte.

A eternidade é a não-morte. Como encontrar a eternidade? Qual o caminho? Para chegar lá é preciso entender o processo do tempo.

O processo do tempo é horizontal: um momento passa, depois vem outro. Esse também passa, depois há um outro momento. Há uma sucessão de momentos, uma fileira de momentos: um passa, depois vem outro, esse também passa e outro se segue. É horizontal.

Mas a eternidade é vertical: você mergulha fundo no momento, movendo-se, não ao longo de uma reta, mas em profundidade. Você afunda no momento. Se você permanecer na margem, o rio continuará a passar. Em geral estamos sentados na margem do tempo. O rio continua a se mover: um momento, outro momento e mais outro, e a seqüência de momentos continua. Em geral é assim que vivemos no tempo.

Há, contudo, um outro caminho: mergulhar no rio, ir fundo no momento, no aqui-agora. Então, subitamente, o tempo pára. Você passa a se mover em uma dimensão completamente diferente: a dimensão vertical é a eternidade. Esse é o sentido da cruz de Jesus.

A cruz é um símbolo do tempo. É feita de duas linhas: uma vertical, outra horizontal. Na linha horizontal estão as mãos de Cristo, e na linha vertical está todo seu ser. As mãos representam a ação: fazer, possuir. Possuir está dentro do tempo, mas Ser está na eternidade. Portanto, tudo aquilo que você fizer estará no tempo, aquilo que você é estará na eternidade; aquilo que conquistar estará no tempo, aquilo que for sua natureza estará na eternidade. Passe desse eixo, de possuir e fazer, para o eixo do Ser. Nesse momento a virada pode acontecer. Agora mesmo, se você esquecer o passado e o futuro, o tempo irá parar. Então nada se moverá, tudo ficará absolutamente silencioso e você começará a mergulhar no aqui-agora. Esse “agora” é a eternidade.

Extraído do Livro “Osho de A a Z”

Editora Sextante

Fonte:

Revista Digital Esotérica
"Namastê"

23

- Agosto 2006 -

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?