quarta-feira, setembro 13, 2006

 

Origem e Razão do Celibato na Igreja Católica


Cientificamente, existe diferença entre
celibato e castidade. O celibato consiste em não se casar, não ter filhos nem ter relações sexuais. A castidade consiste em não chegar à fornicação, nome pelo qual o orgasmo é conhecido nas Escrituras Sagradas. Portanto, a castidade não exclui a relação sexual, mas apenas o auge do prazer físico. O orgasmo, não custa lembrar, é o auge do prazer sexual que, sobretudo na ejaculação masculina, consiste num desperdício de energia e, segundo os cristãos primitivos, num grande desperdício de vitalidade e espiritualidade.

Um dos mais polêmicos dogmas eclesiásticos se refere ao celibatarismo. A regra surgiu na Espanha, no ano 306, por determinação do Concílio de Elvira. Houve uma luta de mais de 1.200 anos para impor o celibato aos sacerdotes da Igreja Católica, até que no Século 16, durante o Concílio de Trento, o celibato acabou se tornando obrigatório aos padres e madres de todo o mundo.

O celibato não foi adotado pela Igreja Romana pelo fato de a sexualidade atrapalhar a espiritualidade, como afirmam os teólogos. Segundo os sociólogos, o celibato foi adotado, politicamente, no decorrer da História, com a finalidade específica de que as posses do clero não fossem utilizadas para uma eventual despesa familiar (com a mulher e filhos dos sacerdotes). Algo puramente venal e nada espiritual.

Marcadores:


Comments:
O CELIBATO FOI INSTITUIDO POR FATOS E REALIDADE DA EPOCA (POBREZA DA HUMANIDADE - PROMISCUIDADE - HIGIENE -FALTA DE RECURSOS PARA MANTER FAMILIA - E DIFICIL MANUTENÇÃO DA FAMILIA DO SACERDOTE NA ABERTURA DO MUNDO NOVO (l.600)- hoje poderia se resolver com a OPÇÃO DO CELIBATO - resolveria a parte sexual e menor promiscuidade da obrigatoriedade.- ROBERTO LUIZ MATTAR - adv. (bauru-sp)
 
O CELIBATO FOI INSTITUIDO POR FATOS E REALIDADE DA EPOCA (POBREZA DA HUMANIDADE - PROMISCUIDADE - HIGIENE -FALTA DE RECURSOS PARA MANTER FAMILIA - E DIFICIL MANUTENÇÃO DA FAMILIA DO SACERDOTE NA ABERTURA DO MUNDO NOVO (l.600)- hoje poderia se resolver com a OPÇÃO DO CELIBATO - resolveria a parte sexual e menor promiscuidade da obrigatoriedade.- ROBERTO LUIZ MATTAR - adv. (bauru-sp)
 
Como pode alguem que nao administra sua propria casa administrar uma igreja,alguem que nao sabe o que significa ser pai aconselhar,a respeito dos filhos,alguem que nunca teve uma mulher aconselhar na vida de um casal....a biblia diz que o ministro da igreja deve ser casado.
 
a biblia diz que nao é bom que o homen esteja só,farei para uma companheira,tenho certeza que os padres conhecem esta parte da biblia.paulo disse que ¨se puder nao case,mas se nao puder casa-se pois é melhor casar do que abrasar.mas paulo disse,ele abriu mão do casamento por livre vontade,e nao por imposiçao,tanto que ele disse eu paulo falo.
 
o dia que a igreja autorizar os padres casar..ai sim...ocorrera as mudanças necessarias..não podemos conviver com dogmas de milhoes di anos atras..mas os poprios padres não querem mudanças..porque????
 
O CELIBATO É BOM PARA O PADRE E PARA A IGREJA, NÃO PELO MOTIVO QUE ALGUNS MENOS ESCLARECIDOS COMENTAM
REPARTIR OS BENS DA IGREJA, NADA
HAVER, MAIS SIM PARA QUE O PADRE
POSSA ESTAR A DISPOSIÇÃO DA COMUNI
DADE, JESUS NÃO SE CASOU E SOUBE
MUITO BEM COMANDAR SEUS SEGUIDORES.
 
A ADMINISTRAÇÃO DA IGREJA NÃO É
EXCLUSIVIDADE DO PADRE, EXISTEM
MEMBROS DA COMUNIDADE QUE PARTICI-
PAM E ADMINISTRAM OS RECURSOS
FINANCEIROS, AO PADRE CABE ADMINIS-
TRAR OS ENSINAMENTOS BIBLICOS, NÃO
A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DA IGREJA, É FACÍL ENTENDER.
 
GARANTO A QUALQUER UM QUE O PADRE
EMBORA NÃO SE CASE NÃO TENHA FILHOS
NÃO ADMINISTRA UMA CASA, SABE MUITO
MAIS DO MUITOS POIS SUA FORMAÇÃO
É EXEMPLAR, PASSANDO POR VÁRIAS
ETAPAS DO SABER, EM LUGAR ALGUM A BIBLIA DIZ QUE O PADRE DEVE SER
CASADO, ELE SEGUE O EXEMPLO DE
JESUS, QUE NUNCA SE CASOU.
 
Jesus se casou com Maria Madalena e teve vários filhos com ela... Mas este fato foi retirado dos evangelhos selecionados para compor o Novo Testamento da Bíblia... Investigue melhor esse assunto, fora da Bíblia...

Abraço, Rui.
 
A verdade é que os teólogos modernos estão saturados de ideias marxistas e o que houve no séc. XVI foi só uma afirmação do que já ocorria na Igreja. Os fatos históricos comprovam que no séc. IV a maioria dos eclesiásticos optavam pelo celibato para melhor servir numa Europa devastada pelos bárbaros.
 
O Celibato vai contra a necessidade primeira do homem de procriação, contra a necessidade e oportunidade de prazer sexual, contra a idéia de família.
O Celibato é a resignação constante e diária contra todos os nossos mecanismos fisilógicos perante um ideal dito verdadeiro.
O Celibato é uma prisão daqueles que erroneamente escolheram a profissão errada de líderes religiosos da igreja católica.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?