quinta-feira, setembro 07, 2006

 

Você Mata para Viver ?


Se você diariamente mata para, dessa forma, tentar se manter vivo e com saúde, na realidade você estará se matando (se suicidando) lentamente todos os dias. Para entender esse assunto em profundidade, devemos lançar mão dos ensinamentos de Jesus Cristo, na Referência [1]. Neste texto, Jesus aconselha um grupo de pessoas muito doentes (correspondendo à nossa situação física atual!) sobre o que fazer para recuperar e manter a saúde perfeita do corpo físico. Para obter isso, ele dizia que essas pessoas precisavam atender apenas
UM dos Dez Mandamentos da Bíblia. É bem mais fácil atender apenas um mandamento, do que os dez, não é mesmo? O lamentável é que praticamente nenhum de nós, hoje em dia, segue este referido mandamento! Abaixo reproduzo um possível diálogo, baseado no relatado em [1].

Um dos doentes aproximou-se de Jesus e perguntou: "Qual o mandamento que devemos atender para ficarmos saudáveis?". Jesus respondeu: "Não Matarás". O doente retrucou: "Mas nenhum de nós, que estamos aqui doentes, assassinou qualquer pessoa, e no entanto estamos aqui todos muito doentes!". Jesus disse: "Não matarás seu semelhante é apenas a primeira interpretação do mandamento Não Matarás. Ele deve ser seguido (é necessário), mas ele não é suficiente para preservar a saúde, como você pode observer entre seus colegas doentes e não-assassinos. Existe uma segunda interpretação deste mandamento, que também deve ser observada". O doente: "Qual é?". Jesus: "Não matarás nenhum ser vivente, portanto não matarás nenhum animal para se alimentar". O doente: "Bem, a maioria de nós realmente come cadáver de animais, mas aquelas pessoas ali são vegetarianas, e também estão bastante doentes!". Jesus: "Esta segunda interpretação também deve ser seguida (é necessária), mas também não é suficiente para manter a saúde, como você está observando. Mas existe uma terceira interpretação do Não Matarás". O doente: "Qual é?". Veja a resposta de Jesus, há 2.000 anos atrás: "Não matarás o alimento que levares à boca". O doente: "O que é matar o alimento?". Jesus: "Não passar o alimento por uma temperatura acima da temperatura do seu corpo, pois no seu corpo existe o fogo da vida e no seu fogão está o fogo da morte!". E acrescentou: "A saúde e a vida vêm do alimento vivo (cru, isto é, cozido lentamente e a baixa temperatura, durante um ano, na cozinha solar de Deus) e da morte só vem doenças e morte".

Se comermos morte três vezes por dia [no café da manhã, almoço e jantar], estaremos contribuindo para ficarmos doentes e morrermos. Veja um exemplo ilustrativo bastante simples: vá a um supermercado e compre um saquinho de feijão. Abra o saco e separe um grão de feijão. O resto do feijão prepare para você comer. Antes de comer, separe um novo grão desse feijão cozido, pronto para comer. Coloque esse grão de feijão cozido ao lado do grão de feijão cru separado inicialmente. Coloque esses dois grãos em uma terra bem fofinha, adubada e bem regada, e responda: Qual dos dois grãos de feijão tem vida e dá surgimento a um novo pé de feijão? O cru, obviamente. O grão preparado para você comer, apodrece onde for colocado, porque "da morte só vem morte". Alguém poderia argumentar que não dá para comer feijão cru. Eu então responderia: então não coma feijão! Deve existir algum outro ser vivente que gosta de comer feijão cru. Deixe que ele o coma.

Portanto, nosso critério de alimentação deveria ser (além de não matar): é cru e é gostoso na boca, pode engolir que é saudável [Deus não é sádico!]. O alimento que mais se encaixa nesse critério são as frutas cruas. Mas existe uma série de outros que também permitem atender ao mandamento "Não Matarás", e são saborosos ao nosso paladar. Ao comer uma castanha, você não estará matando o pé de castanha. Ao tomar mel você não estará matando a abelha produtora desse mel. Ao comer um ovo cru você não estará matando a galinha de gerou esse ovo. Ao comer uma manga (ou qualquer outra fruta), você não estará matando a mangueira que gerou essa fruta, mas estará contribuindo com a mangueira para a sua preservação, jogando fora o caroço da manga e permitindo o crescimento de um novo pé de manga. Existe inclusive uma forma essênia de comer alface: retirar apenas a folha de alface (a se comida) do seu pé, mantendo o pé de alface vivo fincado na terra. Usando este mesmo critério (não matarás), veríamos que não deveríamos comer mandioca, cenoura, beterraba, etc. pois estaríamos matando o pé que gerou esses alimentos.

Vamos nos alimentar de forma a preservar nossa saúde e nossa vida (e de toda a natureza)?

Um abraço, Rui.

Referência:
[1] Edmond B. Szekely, O Evangelho Essênio da Paz, Editora Pensamento.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?