domingo, outubro 29, 2006

 

Onde Estão TODOS os Problemas ?


A resposta a essa pergunta é simples: Todos os problemas que te afetam neste exato instante são gerados
internamente a você! O mundo exterior a você está funcionando neste instante sem nenhum problema. Todos os problemas que estão te afetando neste momento estão sendo gerados (ou foram gerados) por sua mente julgadora. Eliminando este caráter julgador de sua mente, todos os seus problemas deixarão de existir instantaneamente. Porém, nossa mente (acostumada com a mentira, a "mente que mente") cria um "bode expiatório" (um culpado) externo para cada problema que afeta o corpo físico, para fugir da responsabilidade pelos problemas que ela própria gerou: "É culpa de minha esposa!", "É culpa de meu pai!", "É culpa do Presidente da República!", "É culpa do Bispo!", "É culpa de meu patrão!", "É culpa do meu ambiente familiar!", etc etc.

Uma forma para tentar resolver esta situação é ativar todo o nosso potencial de humildade e desativar todo o nosso potencial de julgamento dos acontecimentos externos. A humildade deveria nos levar à conclusão de que a Natureza (o Deus Manifesto) sabe o que é melhor para nós em todos os instantes e, portanto, deveríamos viver a oração (com fé) "Seja feita a Sua vontade, e não a minha". Para isso precisamos entrar em sintonia com a Natureza, para recebermos os benefícios dessa sintonia. Uma técnica que tem sido usada para atingir isso é conhecida como Meditação. A meditação consiste em um período de tempo sem movimentação física do corpo em que tentamos desativar a mente julgadora dos acontecimentos e procuramos ativar apenas a mente observadora, aquela que apenas observa os pensamentos que passa por ela. Desta forma nos sintonizamos melhor com o caráter salutar da Natureza, e acabamos colhendo os benefícios dessa sintonia.

Como os problemas são impossíveis de existir no mundo exterior, a oração mais inteligente consiste na eliminação do máximo de egoismo possível. Em vez de solicitar ao Poder Supremo um bom emprego, um namorado, uma casa, muito dinheiro, seria mais prudente, do ponto de vista espiritual, pedirmos mais força ou saúde para aceitar e vivenciar melhor as circunstâncias plantadas (mesmo inconscientemente) por nós mesmos, tirando o máximo de ensinamentos possíveis de cada situação. Nem sempre o desejo do Ego corresponde à vontade do Pai (nem sempre sabemos o que é o melhor para nós mesmos...). Rogar e implorar não altera nem a vontade de Deus, nem as leis da Física. No entanto, por meio de uma oração inteligente, podemos nos sintonizar melhor com as vibrações positivas do Ser Supremo ou Interior. Isto gera um terreno e um clima propícios para que "algo além do ego" se manifeste em nossas vidas. Como dizia Victor Hugo: "Quando tiver feito tudo o que for possível, deite-se e durma. Deus está sempre acordado"...

Abraços, Rui.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?